Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PPGSeD promove Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico

PPGSeD promove Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico

por publicado: 11/12/2023 15h52 última modificação: 29/02/2024 10h14

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da UNESPAR, localizado no campus de Campo Mourão, promoveu, nos dias 04 e 05 de dezembro, o “I Seminário de Autoavaliação e Planejamento estratégico do Programa de Pós-graduação Sociedade e Desenvolvimento”.  Esse programa, pioneiro strictu sensu de Campo Mourão, celebra seu décimo aniversário em 2024, destacando-se por uma abordagem inovadora, que considera as interconexões entre o local e o global. Com duas linhas de pesquisa, abrangendo docentes de diferentes áreas do conhecimento e enfocando a formação interdisciplinar, o programa tem agregado pesquisas que abordam a formação humana em relação aos processos socioculturais, instituições, formação de políticas públicas e produção e ocupação do espaço.

Após uma avaliação positiva da Capes no quadriênio, com o Mestrado obtendo nota 4 e a incorporação de cinco docentes efetivos e três colaboradores em 2022, o programa enfrenta o desafio de desenvolver uma proposta consistente de implementação de um doutorado nos próximos anos. Isso requer uma autoavaliação abrangente, considerando os ajustes necessários em diversos aspectos do programa de pós-graduação.

O seminário – que contou com as presenças especiais da reitora Salete Machado Sirino, do diretor do campus João Marcos Avelar, da vice-diretora Ceres Ribas, do Diretor de Pós-Graduação André Egg, do Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação João Henrique Lorin, de docentes, egressos e estudantes do mestrado – buscou uma avaliação crítica dos pontos fortes e fracos, visando o planejamento para o próximo ano letivo e para a próxima quadrienal. Uma das discussões emergentes no seminário envolve a expansão de fronteiras de atuação do programa e o fortalecimento de vínculos com a sociedade, através da oferta de seminários avançados, minicursos e eventos de extensão que visem uma contribuição mais significativa para a sociedade.

Segundo a coordenadora do PPGSeD, Ana Paula Colavite, a realização do Seminário foi relevante no sentido de “estabelecer o diálogo e a reflexão coletiva sobre o papel do Programa na formação de mestres e mestras em Sociedade e Desenvolvimento e nos desafios que o programa enfrentará nos próximos anos visando a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão universitárias. Na autoavaliação refletimos sobre nossos pontos positivos (que são muitos) e nossas fragilidades, identificamos pontos fundamentais para nosso planejamento futuro e as ações que o curso desenvolverá a partir do ano que vem. O engajamento e o apoio de todos os envolvidos serão fundamentais para o sucesso do curso e para que possamos ampliar e qualificar cada vez mais nossa atuação na sociedade e na formação dos mestres e mestras em Sociedade e Desenvolvimento”.