Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PPGSeD lança edital de seleção para 27 vagas de mestrado

PPGSeD lança edital de seleção para 27 vagas de mestrado

publicado: 07/10/2024 11h54 última modificação: 07/10/2024 11h54

Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) do campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) divulgou, ontem (3), edital de seleção para ingresso na turma 2025 do mestrado. Serão disponibilizadas 27 vagas e as inscrições estarão abertas, exclusivamente por e-mail, de 1º de dezembro a 28 de janeiro, mediante pagamento de taxa de R$ 100.

LINHAS DE PESQUISA – O certame, destinado a graduados de qualquer área, oferece a opção de duas linhas de pesquisa, alicerçadas na formação humana, base do programa: “processos socioculturais e instituições” e “políticas públicas e produção de espaço”. A primeira oferece 13 vagas e visa a compreender os processos socioculturais que se constituem nas relações dos sujeitos com esferas institucionais como escola, família, política e religião. Já a segunda, com mais 14 vagas, objetiva compreender a formação humana em seus aspectos relacionados à educação, à linguagem, à cidadania, à formação crítica e à participação social, constituídos nas relações entre políticas públicas e espaço, nas suas dimensões físicas, política, econômica e social.

ETAPAS – O processo seletivo será composto de duas etapas eliminatórias. A primeira se constitui de análise de projeto de pesquisa e carta de intenção e, a seguinte, de arguição acerca de ambos via plataforma virtual. Candidatos aprovados nas duas etapas da seleção ainda deverão apresentar aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira – não ofertada pelo PPGSeD – até o início do terceiro semestre, a contar da data de matrícula. Estrangeiros, por sua vez, deverão portar exame de proficiência em língua portuguesa.

COTAS – No caso de candidatos que adiram às políticas de ações afirmativas da Unespar, serão reservadas cinco vagas a negros (pretos e pardos), uma a indígenas, duas a pessoas com deficiência e outras duas a postulantes trans. Em todos esses casos, será necessário participar de bancas de verificação, a partir de edital específico a ser lançado oportunamente. Para concorrer nesta modalidade – que não exclui a participação na de ampla concorrência –, é preciso, no ato da inscrição, optar por um único grupo de cotas.

ISENÇÃO DE TAXA – Candidatos que estejam cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e sejam membros de família de baixa renda poderão requerer a isenção de taxa de inscrição.

RESULTADO – O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir de 6 de março na site do PPGSeD, com matrículas acontecendo de 12 a 14 do mesmo mês.

Maiores informações, como a documentação necessária à inscrição, modelos de projeto de pesquisa e carta de intenção, poderão ser obtidas na página do processo seletivo para o mestrado do PPGSeD.

ACESSIBILIDADE – Pessoas com deficiência visual podem acessar o edital de seleção aqui e fazer a inscrição pelo e-mail da secretaria do programa: secretaria.ppgsed@unespar.edu.br.