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PESQUISADORES DA UNESPAR: entrevista com o Professor Mestre Sérgio Luiz Maybuk

Pesquisa

por publicado: 10/07/2023 09h40 última modificação: 29/02/2024 11h09

O projeto “Pesquisadores da Unespar” tem como objetivo realizar uma série de entrevistas com pesquisadoras e pesquisadores da Unespar – campus de Campo Mourão, com o propósito de divulgar as pesquisas realizadas na instituição e debater temas relevantes para a sociedade. O entrevistado do mês de julho é o professor Sérgio Luiz Maybuk.

O professor Sérgio Luiz Maybuk é graduado em Economia, especialista em comércio exterior com ênfase no Mercosul e mestre em desenvolvimento econômico pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Atua como professor, pesquisador e extensionista, se destacando pela contribuição para o desenvolvimento regional.

É autor de artigos científicos, capítulos de livro e do livro “Dinâmica do Arranjo Produtivo Local de Campo Mourão-Pr, ramo de insumos e equipamentos médicos, odontológicos e hospitalares”. Participa ativamente de eventos e congressos científicos, bem como de bancas examinadoras. Atualmente ocupa o cargo de chefe da Divisão de extensão e cultura. 

 

ENTREVISTA

 

1) O professor tem pesquisando temáticas relacionadas ao desenvolvimento no transcorrer da sua carreira, especialmente questões ligadas ao mundo do trabalho e a geração de renda. Na sua avaliação quais são os principais desafios existentes no mundo do trabalho atualmente no Brasil?

Em primeiro lugar agradeço a oportunidade e parabenizo a iniciativa da Divisão de Pesquisa e Pós-graduação com o Projeto “Pesquisadores da Unespar”.

As temáticas relacionadas ao desenvolvimento, ao mundo do trabalho (bem mais amplo do que mercado do trabalho) e geração de renda são preocupações constantes dos pesquisadores, os quais também se debruçam em tentar compreender o que realmente é o “desenvolvimento”, muito mais complexo do que crescimento econômico ou melhoria na qualidade de vida.  É preciso considerar para quem e em que proporção é direcionada essa “evolução”. Atualmente há também uma nova variável, a preocupação com a sustentabilidade, especialmente com as questões referentes ao meio ambiente, produtos saudáveis etc.

A partir da revolução industrial, brilhantemente pesquisada por Karl Marx (sempre atual), se percebeu que os esforços de trabalhadores e trabalhadoras, incluindo crianças, foram fundamentais para a geração de bens e serviços que melhoraram a vida da população (aquela que podia pagar). Ao mesmo tempo, tais trabalhadores/as foram absurdamente explorados/as por meio da chamada mais valia (mais valor) absoluta e relativa (nesse exato momento ainda acontecem aqui no Brasil). Tal fato contribuiu para o estabelecimento de uma renda baixa para quem trabalha e consequentemente concentração de renda e riqueza.

No caso brasileiro, com as constantes retiradas de direitos dos/as trabalhadores/as, os problemas se agravaram, especialmente depois da última reforma trabalhista com as suas criações ilusórias, como o trabalho intermitente (que maravilha, você trabalha a hora que quer). Nesse modelo o patrão escolhe o dia que tem mais necessidade da força do trabalho e muitos “vendedores de sua força de trabalho” (trabalhadores/as) não chegam a completar todos os dias normais de trabalho, isso impacta diretamente na renda que tende a diminuir. Além de impactar na aposentaria - cada vez mais distante.

Os desafios são imensos porque para reverter determinados “estragos” institucionalizados é preciso muita mobilização política e convencimento. Diante de um Congresso Nacional majoritariamente composto por conservadores e reacionários a tarefa não é fácil.

Enquanto não mudam as leis em prol de quem gera os bens e serviços com o trabalho aplicado, os governos municipais, estaduais e federal, bem como o próprio empresariado precisam encontrar alternativas, programas e novas experiências para aumentar o valor do trabalho, inclusive por uma questão de sobrevivência do próprio sistema capitalista. Sem aumento na renda para a maioria da população economicamente ativa, não há consumo significativo, e sem consumo não há interesse na produção, não se vende e não se gera lucro e crescimento das empresas e, em termos nacionais, aumento no Produto Interno Bruto.

Não se pode descartar que individualmente cada um e cada uma devem, dentro das condições que lhe são dadas, buscar qualificação profissional, estudar em todos os níveis, especialmente no ensino superior, e buscar outras formas de qualificação para que possa trabalhar e receber um rendimento maior, mas jamais se deve jogar a responsabilidade do insucesso econômico única e exclusivamente ao indivíduo, quando existem diversos fatores externos e alheios à sua capacidade. Isso vale também para aqueles e aquelas que por necessidade ou desejo enveredam no empreendedorismo. Um exemplo que requer muita análise são aqueles/as que trabalham várias horas por dia nos tais aplicativos de transporte de passageiros (uberização) sem nenhum direito trabalhista, arcando com toda a responsabilidade, correndo o risco de acidentes, às vezes nem sabendo para quem trabalham e mesmo assim se consideram empreendedores e não trabalhadores explorados.        

2) Temos observado que no modo de produção capitalista a prioridade é a reprodução ampliada do capital, resultando em uma grande concentração de riqueza nas mãos de poucas pessoas. Como a economia solidária pode contribuir para reverter esse processo?

Eu tenho interesse pelo tema da concentração de renda desde minha monografia de conclusão de curso em 1994, intitulada: “A pobreza e a distribuição de renda no Brasil”. De lá para cá, nunca tivemos no país uma reversão significativa do problema, mesmo nos governos ditos de tendência de esquerda, nos casos governados pelos três mandatos e meio do Partido dos Trabalhadores. Mesmo assim, algumas iniciativas dos referidos governos, tais como Bolsa Família e a correção do salário mínimo com ganho real (acima da inflação do período), causaram inegável melhoria e houve a saída do Brasil do Mapa da Fome. Depois do golpe com a subida ao poder do governo Temer e posteriormente do governo Bolsonaro destruindo ou desestruturando os programas sociais (fato agravado com a pandemia da Covid), o país voltou ao Mapa da Fome e hoje, apesar de ser um dos maiores produtores agrícolas do mundo, abriga 33 milhões de pessoas passando fome, uma vergonha para nós brasileiros. Sem contar os números elevados de desempregados e a queda do rendimento médio da população.

A fome e o desemprego em muitos casos conduzem grupos de pessoas marginalizadas do mundo econômico a participarem de experiências de economia solidária que podem amenizar processos de concentração de renda.

A economia solidária está intimamente ligada à pobreza, a falta de ocupações de trabalho e a tentativa de eliminação da fome, mas segundo pesquisadores dessa teoria, em especial o grande economista e pensador, chamado o “pai da economia solidária” no país Paul Singer (que foi um pesquisador de academia e também trabalhador de fábrica e sindicalista) tal teoria não é só para pobre. Qualquer grande empresa em forma de cooperativa no sentido puro, sem exploração e extração de mais valia poderia ser solidária. Singer inclusive defendia que no futuro a economia solidária poderia ser um novo e promissor modo de produção.

A economia solidária é uma grande oportunidade, especialmente para as pessoas menos favorecidas e que estão por vários motivos à margem da sociedade econômica e social. É um sistema de cooperação entre os/as participantes que podem permitir não somente crescimento de renda e melhoria de vida, mas também crescimento intelectual (os/as participantes precisam fazer cursos e participar na gestão do empreendimento) e consequentemente aumento da autoestima, do pertencimento a um processo produtivo ou de prestação de serviço sentindo-se “dono”.

A economia solidária surge no Brasil, dentre outros atores, com a ajuda das universidades no gerenciamento de indústrias falidas em que trabalhadores receberam as máquinas como pagamento de salários atrasados e demais direitos trabalhistas. De lá para cá também ocorreram experiências exitosas de produção na agricultura familiar, cooperativas de consumo, associações de catadores e reciclagem de resíduos sólidos, associações de costureiras, crocheteiras etc., inclusive empreendimentos na área do crédito, disponibilizando recursos de empréstimos a juros baratos para quem precisa produzir.

Para o sucesso dessas atividades é necessário, ao menos por um tempo de maturação, apoio e auxílio dos poderes públicos, especialmente o municipal com a destinação de barracões, luz, água, apoio contábil etc. As universidades entram com apoio técnico administrativo, econômico e demais áreas por meio de projetos de extensão. Também é preciso apoio de entidades tipo clubes de serviço com destinação de alguma máquina de maior valor, automóvel etc.

Na minha experiência de pesquisa com leituras, artigos, documentários, entrevistas que assisti e visitando espaços como as cooperativas de reciclagem de resíduos em Campo Mourão, em várias cidades da região e até fora dela, é possível ter esperança de vida melhor para muitas pessoas, especialmente mulheres que são maioria nesses espaços.

Finalizando a resposta, ainda há problemas a serem enfrentados. Por exemplo, da parte dos/as produtores/as falta conhecimento e internalização do que é economia solidária, muita dependência dos parceiros citados nessa resposta e uma prática do tempo de assalariado do tipo (já deu meu horário de trabalho). Lembrando que sendo “dono do negócio” poderia sair antes das 18 horas quando não há trabalho e eventualmente sair depois das 18 horas quando for necessário para o cumprimento de um lote.  Ainda há falta de apoio dos governos que precisam investir em cursos, liberação de verbas específicas etc.                        

   

3) Na região de Campo Mourão os baixos salários, o desemprego e a pobreza atingem uma parcela elevada da população. Que ações podem ser feitas para combater a desigualdade?

A resposta para esta pergunta, ao menos em parte, segue na mesma linha das duas primeiras questões. Campo Mourão, embora seja uma cidade polo, infelizmente tem um Índice de desenvolvimento Humano (IDH) baixo em relação a outras cidades do mesmo porte. Na minha concepção há concentração de renda e possivelmente falta de uma maior diversificação da economia ficando somente na dependência da agricultura com pouca agregação de valores.

É justo salientar que há algumas ações de diversificação a partir de um  ecossistema de inovação, geração de startups, também um Arranjo Produtivo Local (APL) médico/hospitalares (meu tema de dissertação de mestrado). Existem algumas empresas oriundas da incubadora Educere (25 anos de existência) que a partir de dois ou três anos de incubação já são exportadoras, fato raro em outras empresas com tão pouca idade. Tais empresas por produzirem bens de maior valor agregado podem remunerar seus trabalhadores com salários acima da média do município.

Penso que para redução da pobreza nas fases emergenciais programas como o Bolsa Família são fundamentais. Aqui em Campo Mourão em torno de 13 mil pessoas recebem o benefício e tais recursos causam resultados imediatos no combate à fome, ajuda o comércio especialmente o ramo alimentício, mas é necessário que haja portas de saída e com toda certeza tais beneficiados/as se pudessem encontrar um trabalho remunerado com o dobro do valor aceitariam por uma questão econômica.

Deve existir por parte do governo municipal maior número de projetos voltados para a economia familiar por causa dos vários benefícios já explanados na questão anterior. Alguma forma pública de incubação de indústrias e até prestadoras de serviços, incentivos para os recém formados que queiram iniciar alguma atividade econômica e fundamentalmente é preciso diversificar a atividade econômica, pois grande parte da nossa produção agrícola é vendida ao exterior in natura e parte dessa produção deveria ser transformada por aqui. A região de Campo Mourão infelizmente é uma das mais pobres do Estado do Paraná e deveríamos seguir alguns exemplos da região sudoeste do nosso Estado em que a economia é mais diversificada, em que o IDH é mais alto e consequentemente há menos pobreza.

É fundamental fortalecer a educação pública em todos os níveis. O ensino fundamental é à base de tudo, mas é preciso dar continuidade. Os percentuais de quem termina o ensino fundamental e os que continuam no ensino médio e no ensino superior são muito inferiores e isso não é bom para a sociedade. Estudar não é somente para ganhar dinheiro, mas para tornar as pessoas melhores culturalmente, com mais sensibilidade, humanidade e solidariedade.  

Diversificação produtiva com produção de maior valor agregado propicia melhores salários. Boa educação, programas de renda mínima e acesso ao emprego vão contribuir fatalmente para a diminuição das desigualdades.              

4) Como os economistas podem contribuir para melhorar as condições de vida da população?

Os economistas não são melhores nem piores do que outros profissionais de outras formações, porém possuem nas suas grades curriculares em maior ou menor grau, disciplinas de concentração histórica, matemática, política, formação teórica forte e plural.

Os economistas podem trabalhar para empresas públicas ou privadas, podem ser autônomos em diversas áreas da economia, podem fazer projetos de viabilidade econômica e podem abrir suas próprias empresas se desejarem e tiverem condições. Ninguém trabalha sozinho e sempre é importante no mínimo dialogar com pessoas de outras formações.

Os economistas por meio dos cursos ou orientações de finanças pessoais contribuem para que as pessoas tenham um gerenciamento mais adequado de suas finanças, não gastar mais do que ganham, evitar pagar juros de cheque especial e cartão de créditos que são exorbitantes, comprar aquilo que realmente é necessário, pagar suas contas em dia. O descontrole financeiro familiar é ruim para toda a sociedade, pois isso acaba inclusive adoecendo as pessoas. As empresas podem até ganhar nesse processo de educação financeira, pois vender para os descontrolados financeiros e não receber pelo que vendeu é prejuízo.

Os economistas podem também contribuir com a sociedade na área pública, com a elaboração de bons projetos econômicos e sociais e com atenção para a sustentabilidade. Podem contribuir para que as prefeituras aperfeiçoem o uso dos recursos arrecadados. 

Os economistas podem também contribuir com os futuros empreendedores com projetos de viabilidade econômica antes do início dos seus empreendimentos. É uma questão de custo benefício, ou seja, é preferível pagar um determinado percentual do valor que se pretende investir para o economista fazer um projeto de viabilidade econômica, exemplo de 2% a 5% do total do investimento e este talvez detectar e informar que tal ideia não será viável, do que iniciar o investimento no “escuro” e perder 100%.

Investimentos econômicos e financeiros na saúde preventiva, por exemplo, podem evitar gastos maiores com doenças mais graves que inclusive tiram pessoas da capacidade produtiva. Cálculos de recursos destinados a reparos necessários em qualquer área, atestam que são bem mais baratos que a destruição total que inclusive pode gerar mortes. 

5) Atualmente o professor ocupa a chefia da Divisão de Extensão e Cultura do campus de Campo Mourão. Qual a importância da extensão para o desenvolvimento regional?

Eu sou um professor extensionista desde que ingressei na antiga Fecilcam em 1995 (hoje Unespar campus de Campo Mourão) e adquiri alguma experiência nestes anos todos. No ano de 2021, fui convidando pelo nosso diretor de campus, o professor Dr. João Marcos Borges Avelar, para chefiar a Divisão de Extensão e Cultura.

A extensão universitária é fundamental para completar o tripé ensino, pesquisa e extensão. E esta última parece ter um impacto direto e mais rápido que as outras duas que em médio prazo são imprescindíveis.

A extensão universitária precisa transformar o local em que está sendo aplicada e transformar também estudantes e coordenadores/as de projetos. Sempre penso que nós das universidades precisamos quando coordenamos projetos ouvir com muita atenção para depois falar. Tem muita coisa boa sendo feita nos locais que precisam ser aproveitadas e talvez aperfeiçoadas.

Existe uma quantidade enorme de demandas que podem e devem ser colocadas para as universidades e é necessário por parte dos governos estadual e federal investimentos para que professores/as extensionistas possam executar seus projetos e o momento é agora, com a obrigatoriamente dos 10% da grade curricular em extensão universitária.

A extensão universitária em conexão direta com as comunidades pode contribuir significativamente para o desenvolvimento regional. Com certeza teremos uma melhor relação sociedade/universidade, teremos estudantes mais sensíveis e teremos mais experiências de extensão universitária tanto transformando realidades nas comunidades como gerando novas pesquisas científicas que são também importantíssimas.