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Pesquisador da Unespar realiza visita técnica ao Chile; saiba mais

Pesquisa

publicado: 23/11/2022 22h45 última modificação: 29/02/2024 14h51

Recentemente, três docentes pesquisadores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão realizaram visitas técnicas ao exterior: dois deles na América do Sul, nos países Argentina e Chile; e um deles à Europa, na Itália.

Os professores realizaram suas visitas técnicas apoiados pelo auxílio financeiro viabilizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e o Escritório de Relações Internacionais (ERI), a partir da publicação do Edital nº 001/2022, e a divulgação do resultado final por intermédio do Edital nº 004/2022, em meados de agosto do ano vigente. A ação foi promovida com o intuito de fortalecer o processo de internacionalização da Unespar, incentivando e promovendo melhores condições para que esses docentes pudessem realizar suas atividades de pesquisas fora do Brasil.

Vale ressaltar que, Visitas Técnicas são "viagens realizadas com o objetivo de estreitar laços com instituições, docentes e discentes estrangeiros para fins de conhecimento de práticas, processos, ações, trâmites, estruturas, pesquisas, entre outras atividades que possam ser de interesse comum entre os(as) docentes e as instituições envolvidas".

Os recursos disponibilizados para a ação somaram o valor de R$50.000,00, provenientes da própria Instituição, sendo que cada docente dispôs de apoio com o teto máximo de R$10.000,00. O processo foi mediado pela a Central de Viagens da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF). Como critério de seleção, além do preenchimento de formulários protocolares, foram observados: um memorando contendo as razões e justificativas; a condição de permanência do docente nos programas de pós-graduação da Unespar; a ausência de pendências com a Unespar e com a PRPPG. O período datado para a realização das visitas foi de 15 de agosto de 2022 à 31 de dezembro de 2022 (ou enquanto durasse o recurso em questão).

ACESSE O EDITAL 001/2022 (CLIQUE AQUI)

ACESSE O EDITAL 004/2002 (CLIQUE AQUI)

Segundo as considerações do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar, Dr. Carlos Alexandre Molena Fernandes: “ao todo, seis docentes da Unespar foram contemplados no edital que foi viabilizado pela PRPPG, em parceria com o ERI, para fazer visitas técnicas em diferentes instituições, com o objetivo de promover um intercâmbio de experiências e melhorar as práticas na universidade. O edital financiado pela própria Unespar teve como objetivo buscar a inter-relação entre as IES, conforme previsto no PDI. Nesse sentido, esta ação fortalece o processo de internacionalização de nossos cursos de mestrado, uma vez que os resultados dos estudos realizados pelos pesquisadores agregam conhecimento à vida universitária, não só nos campos teórico e prático, mas possibilitam conhecer outros aspectos daquela realidade visitada, o campo socio-econômico-cultural.

 

Dr. Fábio Alexandre Borges 

O Dr. Fábio Alexandre Borges esteve visitando a Facultad de Educación e Ciencias Sociales da Universidade Central do Chile (Santiago), na ocasião, sob a mediação do Prof. Francisco Javier VidalEntre as atividades desenvolvidas como partes do acordo de cooperação acadêmica estabelecido, Borges relata que ministrou duas aulas para estudantes e professores, três reuniões com pesquisadores, e com o Director de Carrera Pedagogía en Educación General Básica, Carlos Alberto Guajardo Castillo; visitou o Museu da Escola Básica, construído pela Universidade; e pôde conhecer a fundo as instalações da Instituição, e observa que: em termos de estrutura,uma organização muito bem alinhada, mas, que, ainda assim, sente que o país ainda carece de políticas públicas inclusivas mais efetivas. Além desses espaços, o pesquisador esteve na Rádio UCentral, no programa denominado Hablando Tecnicamente em que foi recepcionado para falar ao vivo sobre suas experiências no Brasil, discorrendo sobre a educação inclusiva no Brasil.

A Rádio UCentral surgiu em 2015, a partir do trabalho de profissionais, professores e alunos da Universidade Central do Chile, por meio de programas que buscam divulgar temas de interesse e contingência, onde notícias, conversas e debates convergem diariamente com o mundo acadêmico, estudantil e comunitário. A Rádio integra a Universidade Central do Chile e concretiza um projeto de comunicação que identifica cada um dos seus programas com um sentido acadêmico, cultural, social. 

Confira a participação de Borges na rádio: 

O professor, que integra o Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, relata que esteve presente desde a criação do programa; e no Pós-Graduação Mestrado Ensino em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Unespar, campus Paranavaí, ingressou por processo de credenciamento, em 2018. Em ambos os programas, o docente realiza pesquisas em sua área de formação, a Educação Matemática, principalmente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem inclusivo, para pessoas com deficiência, e que são apoiadas pelas políticas de educação especial. 

Atualmente, o docente também é líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Surdez e Ensino de Matemática, que reúne pesquisadores de mais de cinco estados brasileiros; e editor da Revista Paranaense de Educação Matemática (RPEM), publicação quadrimestral vinculada ao PRPGEM que tem o propósito de divulgar pesquisas brasileiras e estrangeiras em Educação Matemática, bem como contribuir com as formações de professores que ensinam Matemática, além de outras áreas afins, buscando fortalecer esse campo de pesquisa e ensino. Além desta, Borges também é editor da Educação Matemática em Revista (2022-2025), veículo vinculado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). 


Sobre o Acordo de Cooperação Acadêmica

A considerar o desenvolvimento de práticas colaborativas internacionais entre Programas de Pós-Graduação cujas pesquisas concentram-se na área de ensino-educação, e que possam contribuir para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, manifestou-se o interesse na consolidação de uma política de cooperação entre o O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí, da Unespar, e o Programa de Pós-Graduação da Facultad de Educación y Ciencias Sociales da Universidad Central de Chile.

As ações previstas de cooperação perseguirão as seguintes metas:

  • Política de participação docente em bancas de avaliação trabalhos de pesquisa;
  • Política para publicação científica conjunta entre docentes dos Programas;
  • Política de intercâmbio para realização discente em créditos de disciplinas;
  • Política para o desenvolvimento de atividades científicas conjuntas;
  • Organização conjunta de eventos acadêmicos, científicos e culturais.

 

Sobre o pesquisador 

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Realizou estágio de pós-doutoramento com a professora Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, na Universidade Estadual de Londrina (2018-2019). É Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná nos cursos de: Licenciatura em Matemática, Pós-graduação em Educação Matemática e Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Editor da Revista Paranaense de Educação Matemática desde a sua criação no ano de 2012. Foi Diretor de Ensino da Universidade Estadual do Paraná (2017-2019). Membro co-fundador do Grupo 13 da SBEM (Diferença, Inclusão e Educação Matemática). Membro do Comitê Assessor de Área da Fundação Araucária em Ciências Humanas, na gestão de 2020/2024. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática Inclusiva, Ensino de Matemática para surdos e Formação docente em uma perspectiva inclusiva. Tem parcerias com pesquisadores da PUC-SP, UFRJ, IFES, UNIFESSPA, UEL, UESC-BA, Unioeste e UFPA. É revisor de 15 periódicos científicos brasileiros que publicam investigações em Educação Matemática. Compõe a Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática como segundo secretário na gestão 2022-2025. 




Por: Milleni Bezerra Moreira - Assessoria de Comunicação (comunicacao.campomourao@unespar.edu.br)