Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participação de mulheres no âmbito da extensão universitária: Centro de Apoio ao Desenvolvimento do Idoso pós-pandemia

Participação de mulheres no âmbito da extensão universitária: Centro de Apoio ao Desenvolvimento do Idoso pós-pandemia

Extensão

publicado: 13/12/2022 18h11 última modificação: 29/02/2024 14h51
"Paremos de trapacear, o sentido de nossa vida está em questão no futuro que nos espera; não sabemos quem somos, se ignorarmos quem seremos: aquele velho, aquela velha, reconheçamos-nos neles. Isso é necessário, se quisermos assumir em sua totalidade nossa condição humana. Para começar, não aceitaremos mais com indiferença a infelicidade da idade avançada, mas sentiremos que é algo que nos diz respeito. Somos nós os interessados."
Simone de Beauvoir (1908-1986), no livro "A Velhice" (1990, p. 12).

No dia 06 de dezembro de 2022, as mulheres idosas do Centro de Apoio ao Desenvolvimento do Idoso (CADI) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão receberam camisetas idealizadas por estudantes do quarto ano de Pedagogia-diurno como uma das ações do projeto de curricularização da extensão, intitulado “Educação, planejamento e Arte: interseções necessárias na formação de estudantes de Pedagogia e das idosas do Centro de Apoio de Desenvolvimento dos Idosos no âmbito da extensão universitária”.

A entrega foi realizada no hall da Secretaria Acadêmica, próximo ao Anfiteatro, e contou com a participação de todas as mulheres idosas do Centro, coordenadoras e estudantes, além da Direção Geral e agentes universitários. As integrantes ainda interpretaram o Hino do Idoso.

O projeto em questão, foi articulado às disciplinas Planejamento e Avaliação (PA) e Fundamentos Teórico-Metodológicos em Arte, Cultura Corporal e Movimento (FTM), sob orientação das docentes: Dra. Divania Luiza Rodrigues, Dra. Lucimar da Luz Leite e Dra. Wanessa Gorri de Oliveira. Para confecção das camisetas o Centro recebeu apoio de diversos sujeitos e setores do Campus, a saber: Dr. João Marcos Borges Avelar, Diretor Geral; Me. Ceres América Ribas, Vice-Diretora Geral; Angelo Marcotti, Chefe da Divisão de Administração e Finanças (DAF) e, Marcos Senger Specalski, Agente Universitário do Setor de Compras. A arte da camiseta foi criada pela estudante Erica Teodoro Rocha.

Nome das estudantes:

  • Bruna Agostinis      
  • Erica Teodoro Rocha        
  • Fernanda Cristina De Souza       
  • Joice Queiroz Vaz  
  • Juliana Castorina da Silva
  • Nathiely Carolyne Silva    
  • Silmara Bereczavinski Martins    
  • Victoria Izabelle Garcia     
 

História do CADI e participação no III SIPEC de 2022

Projetos extensionistas e culturais também tiveram destaque III Sipec realizado no ano de 2022. O Centro de Apoio ao Idoso (CADI) foi um dos projetos apresentados na ocasião, contando com a participação da senhora Gessi, mulher idosa de 90 anos integrante do projeto, que foi intermediada pela professora Yeda. 

Com vistas a oferecer novas possibilidades de estudos e acesso à cultura à pessoa idosa, o projeto de extensão intitulado Centro de Apoio ao Desenvolvimento do Idoso (CADI) nasceu há sete anos na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Campo Mourão, com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida dos(as) participantes nos aspectos: social, cultural, educacional, emocional e físico.

Nos cinco primeiros anos, o projeto ocorreu de forma intensa, com atividades presenciais e variadas e contou com a participação de diversos atores sociais, cujos trabalhos possibilitaram a sua manutenção. Contudo, com a pandemia de Covid 19, a partir de março de 2020, as participantes passaram a encontrar-se apenas de forma remota, por meio de um aplicativo de mensagens. Diante da necessidade de retomar os trabalhos presenciais e acolher o grupo de mulheres do CADI no espaço do Campus, as(os) estudantes das duas turmas de quarto ano do curso de Pedagogia – diurno e noturno - acolheram positivamente a ideia de participação no âmbito da curricularização da extensão, e assim, desenvolveram o projeto “Educação, planejamento e Arte: interseções necessárias na formação de estudantes de Pedagogia e das idosas do Centro de Apoio de Desenvolvimento dos Idosos no âmbito da extensão universitária”.

Hoje, são beneficiárias do projeto, aproximadamente, vinte mulheres com idades que variam entre 60 e 90 anos, as quais reúnem-se às terças-feiras e quintas-feiras em uma sala do Campus, com atividades voltadas ao artesanato e atividades acadêmicas, tais como palestras, sessões fílmicas, visitas e contação de histórias. As atividades do grupo se realizam, ainda, por meio de outros projetos de extensão e pesquisa, tais como: Cine Educação, Museu de Geologia, Laboratório de Estudos Paleoambientais, Gestão de finanças pessoais e, em projetos de curricularização da extensão de disciplinas do curso de Pedagogia. 

Importante frisar que o CADI faz parte do Programa de extensão Unespar 60+, criado em setembro de 2021. Desse modo, as atividades realizadas beneficiam não apenas a comunidade idosa, que têm assumido espaço e protagonismo dentro da Universidade, mas também aos próprios acadêmicos que, além dos estudos formais, passam a ter uma nova perspectiva acerca da vida de pessoas idosas.

 III SIPEC (CLIQUE AQUI)

Outras informações do Projeto Educação, Planejamento e Arte

Período de realização: de 22/06/2022 a 03/08/2022.

O projeto “Educação, Planejamento e Arte: interseções necessárias na formação de estudantes de Pedagogia e das idosas do Centro de Apoio de Desenvolvimento dos Idosos (CADI) no âmbito da extensão universitária”, planejado, organizado, executado e avaliado para cumprir a curricularização da extensão das disciplinas Planejamento e Avaliação (PA) – 12 horas – e Fundamentos Teórico-Metodológicos em Arte, Cultura Corporal e Movimento (FTM) – 36 horas –, ambas contidas na matriz curricular do 7º semestre, do Curso de Pedagogia da Unespar, campus de Campo Mourão.

O projeto foi proposto em parceria com o projeto extensionista “Empreendedorismo social: a gestão do Centro de Apoio de Desenvolvimento dos Idosos (CADI)”, idealizado e coordenado pela Dra. Yeda Maria Pereira Pavão, do colegiado de Administração da Unespar, campus de Campo Mourão. Objetivou integralizar a curricularização da extensão prevista nas disciplinas de PA e de FTM, por meio de ações com as idosas participantes do projeto de extensão.

Os(as) estudantes do 4º ano de Pedagogia, diurno e noturno, foram a equipe executora do projeto e, para cumprir a carga horária da curricularização da extensão prevista nas disciplinas, propuseram duas acolhidas para as idosas do CADI, quatro oficinas atreladas às linguagens artísticas, editaram e produziram um vídeo que demonstrou as ações desenvolvidas no projeto e avaliaram o trabalho desenvolvido.

Relatos sobre o projeto

"É encantador ver o entusiasmo dessas mulheres no desenvolvimento das atividades do CADI, [...] as salas de aula estão ficando cheias. Ainda, no âmbito da extensão universitária, temos muito a trilhar e ter apresentado o trabalho no SIPEC com certeza proporcionou aprendizado mútuo, ideias criativas e inovadoras  entre universidade e comunidade" (Divania Luiza Rodrigues).

“O projeto extensionista, intitulado Centro de Apoio ao Desenvolvimento do Idoso (CADI), a partir do retorno dos encontros presenciais no dia 28 de junho, tem demonstrado cada vez mais a consolidação do objetivo ao qual foi criado, ou seja, maximizar a qualidade de vida das pessoas idosas nos aspectos da saúde física, psicomotora, emocional e social. Ademais, a interação existente entre as participantes do grupo solidifica o grau de amizade e o interesse nas ações desenvolvidas no projeto. Há que se ressaltar ainda, a necessidade da constância na promoção de atividades inovadoras que garantam o bem-estar de todas” (Yeda Maria Pereira Pavão). 

“O processo de criação do desenho foi bem simples e ficou pronto mais rápido do que foi imaginado. Após a conversa inicial de que faríamos o projeto de extensão com CADI, fiz um rascunho à mão no caderno. Depois passei o desenho para o aplicativo de celular que geralmente uso e fiz um desenho digital. Como o objetivo do projeto era realizar as atividades do CADI e da Unespar em conjunto, me veio a ideia de desenhar duas mulheres, porque tanto as participantes quanto as acadêmicas do projeto, eram todas mulheres. A menina no desenho com a camiseta da Unespar representa todos os envolvidos da faculdade no projeto; a menina com a camiseta do CADI representa todas as senhoras do projeto. As duas estão de mãos juntas, representando que ambas estão unidas.  No desenho, elas também estão sorrindo, mostrando a alegria de retomar às atividades depois de tempos tão turbulentos de pandemia” (Erica Teodoro Rocha).

 

Criação do Programa “UNESPAR 60+”

Em setembro de 2021, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) criou o Programa “UNESPAR 60+”, com ações voltadas para pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos e residentes nos municípios da área de abrangência dos campi da UNESPAR. O programa foi criado com o propósito de ampliar o espaço para debate e desenvolvimento de pesquisas na área do envelhecimento humano, integrando, aplicando e desenvolvendo novas tecnologias e conhecimentos por meio de práticas que aproximem idosos à vida acadêmica, realizando dinâmicas voltadas à valorização humana, social, trabalho, saúde e cultural.

Resolução Nº 028/2021 – CEPE/UNESPAR (CLIQUE AQUI)