Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra online "Desafios dos territórios às mudanças climáticas" acontece na próxima quinta-feira (27) com pesquiadora da Unespar e pesquisadores de UniLicungo

publicado: 24/10/2022 23h34 última modificação: 29/02/2024 14h55

Na próxima quinta-feira, dia 27 de outubro de 2022, às 11h no horário de Brasília (BR), e 16h no fuso horário de Moçambique (MZ) será realizada a palestra online intitulada "Desafios dos territórios às mudanças climáticas". O link para participação pode ser acessado abaixo.

LINK DA REUNIÃO (CLIQUE AQUI)

A atividade é fruto de parceria entre Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade de Licungo (UniLiungo), ambas representadas pela docente e pesquisadora do colegiado de Geografia, da Unespar, campus de Campo Mourão, Profa. Dra. Aurea Viana de Andrade, e dos docentes e pesquisadores da Universidade de Licungo (UniLicungo), Me. Queran Narandas Esmael e Prof. Dr. Mário Silva Uacane, atuantes no Grupo de Pesquisa Estudos Ambientais e Paisagens (GPEAP).

De acordo com a a professora Aurea, tendo em vista que Brasil e Moçambique tem enfrentado desafios em decorrência de eventos extremos, resultantes de mudanças climáticas, trata-se da discussão de uma temática emergente. A docente frisa que as ações cooperativas entre as Instituições tiveram início a partir de seus estudos de pós-doutoramento, no período de 2019/2020, quando teve contato com o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), da Universidade de Coimbra (Portugal). A pesquisadora também reforça: "já temos ações planejadas para o ano de 2023, realizaremos atividades presenciais em Moçambique, tanto a nível de graduação quanto de pós-graduação".