Oficinas de literatura do Curso de Letras Aproximam Estudantes de Obras da literatura brasileira e contribuem para a preparação para o Enem e vestibulares
As oficinas de literatura do Projeto de Extensão “Letras em Foco: Oficinas para vestibulares e Enem” têm promovido o contato de estudantes do Ensino Médio com obras importantes da Literatura Brasileira, contribuindo para a ampliação do repertório literário e para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares da região. As atividades são ministradas por acadêmicos do curso de Letras, sob orientação de professores(as) da área, e contemplam textos de diferentes períodos literários, com destaque para obras frequentemente abordadas nos processos seletivos para ingresso no ensino superior.
As oficinas, realizadas com alunos de segundas e terceiras séries do Ensino Médio, já alcançaram mais de 250 estudantes de diferentes instituições de ensino. Entre as atividades realizadas, destaca-se a oficina sobre o romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, ministrada pela acadêmica Eliandra Lopes de Oliveira, em 8 de outubro de 2026, no Colégio Agrícola de Campo Mourão. Na ocasião, foram reunidas as três turmas de terceiro ano do Ensino Médio, totalizando aproximadamente 100 estudantes.
A programação contemplou diferentes autores, gêneros literários e questões sociais. Em 29 de junho de 2026, o discente Felipe Abraão Alves da Luz ministrou uma oficina sobre Vidas Secas, no Colégio Estadual Ivone Castanharo. Posteriormente, em 8 de setembro, a estudante Eduarda de Jesus do Nascimento trabalhou o conto “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, no Colégio Estadual de Rancho Alegre.
Em 23 de setembro, duas atividades abordaram a literatura de Conceição Evaristo. Everton Henrique de Oliveira, aluno do primeiro ano do curso, ministrou uma oficina sobre o conto “Maria”, no Colégio Estadual Cívico-Militar Dr. Oswaldo Cruz, enquanto o estudante Rafael Mariot desenvolveu uma atividade sobre o conto “Olhos d’água”, na mesma instituição.
No dia 24 de setembro, o acadêmico Arthur Souza de Oliveira trabalhou o conto “Viagem a Petrópolis”, de Clarice Lispector, no Colégio Estadual de Campo Mourão. Em 5 de outubro, a discente Mirelly de Oliveira Hermann ministrou uma oficina sobre Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, também no Colégio Estadual de Campo Mourão.
A programação prosseguiu em 8 de outubro, com a oficina sobre o romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, ministrada por Eliandra Lopes de Oliveira, no Colégio Agrícola de Campo Mourão. No dia 9 de outubro, a aluna Bruna dos Santos Barboza abordou a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, no Colégio Estadual Marechal Cândido Rondon. Já em 19 de outubro, a aluna Suellen dos Santos Reis ministrou uma oficina sobre o romance A hora da estrela, de Clarice Lispector, no Colégio Estadual Padre Antônio Vieira de Engenheiro Beltrão.
Durante as oficinas, as obras são contextualizadas em seus respectivos momentos histórico-literários, possibilitando aos estudantes compreender as características estéticas de cada período e as condições sociais, históricas e existenciais representadas nos textos. Também são discutidos aspectos temáticos e formais, com ênfase nas relações entre literatura e sociedade e nas diferentes dimensões da realidade brasileira.
A escolha das obras de autoras como Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo também possibilita reflexões sobre desigualdades sociais, experiências de mulheres negras e representações de grupos historicamente marginalizados na literatura brasileira. Já os estudos de Machado de Assis, Clarice Lispector e Graciliano Ramos favorecem a discussão de questões existenciais e sociais presentes em obras já clássicas da ficção nacional e que continuam a figurar nas listas de leituras obrigatórias em concursos vestibulares.
Além de contribuir para a preparação dos estudantes para os processos seletivos, as oficinas constituem espaços de leitura, reflexão e diálogo, incentivando o desenvolvimento de uma postura crítica diante das obras e da realidade. A iniciativa fortalece, ainda, a aproximação entre a universidade e a educação básica, ao proporcionar aos acadêmicos oportunidades de formação e de compartilhamento dos conhecimentos literários com a comunidade escolar.
Dessa forma, as atividades reafirmam a importância da literatura na formação humana, cultural e crítica dos estudantes e na preparação para o ingresso no ensino superior, articulando a leitura literária à compreensão das questões históricas e sociais que atravessam a sociedade brasileira.
