Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota sobre Pesquisa e Pós-graduação na Unespar, campus de Campo Mourão

Nota sobre Pesquisa e Pós-graduação na Unespar, campus de Campo Mourão

publicado: 07/06/2022 16h03 última modificação: 07/06/2022 16h05

Há um tripé que constitui uma Universidade pública: Pesquisa, Ensino e Extensão. No que tange à pesquisa científica, a finalidade é promover o levantamento de informações, hipóteses e dados acerca de um assunto específico, a fim de analisar e interpretar, para compreender o evento/fato por meio desta investigação sistemática. Para que isso aconteça, o(a) pesquisador(a) segue um conjunto de atividades planejadas e pautadas em métodos de pesquisa. Neste caminho, a Pós-graduação oferece aos/às estudantes já graduados(as) o aprofundamento do conhecimento científico, oferta uma formação crítica e qualificada, bem como amplia as possibilidades de atuação profissional.

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão atualmente conta com 17 grupos de pesquisa – registrados e atualizados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao todo, são 102 projetos de pesquisa vigentes, coordenados por professores mestres ou doutores. Esses projetos são engrenagens que movem diversas áreas do conhecimento, entre as quais podem ser citadas: Tecnologias da Informação, Políticas Públicas, Emprego e Renda, Alfabetização Financeira; Controle Gerencial; Cidadania e Política; Empreendedorismo; Internacionalização; Práticas Discursivas; Literatura; Formação de Professores, Educação; Modelagem Matemática; Emancipação da Mulher; Direitos Humanos; Agricultura Familiar; Cooperativas Rurais; Dinâmicas Territoriais; Desenvolvimento Regional; Religião; História Pública; Turismo de Base Comunitária; Proteção de Nascentes; Resíduos Sólidos; Envelhecimento da População, entre outros.

No que diz respeito à Pós-graduação stricto sensu, atualmente estão em curso quatro (4) programas: 1) Programa de Pós-graduação Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD); 2) Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM); 3) Programa de Pós-graduação em História Pública (PPGHP); 4) Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). Dentre estes programas, no total, são 137 estudantes mestrandos matriculados no campus. Também são ofertados dois (2) cursos de Pós-graduação lato sensu: 1) Aprendizagem e desenvolvimento nos anos iniciais da educação básica; 2) Especialização em Estudos Literários.

Importante ressaltar que as dissertações de mestrado, fruto de pesquisas realizadas em parceria pelos(as) estudantes e seus(suas) orientadores(as), têm contribuído efetivamente para a compreensão da realidade, a produção de novos conhecimentos e a promoção do desenvolvimento regional, além de promover inovação tecnológica. Dessa maneira, há benefícios não somente para o município de Campo Mourão como para todo o Estado do Paraná.

De acordo com o Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-graduação (DPPG), Prof. Dr. Fábio Costa, “a Unespar tem se consolidado cada vez mais como um dos principais centros de produção de pesquisa, conhecimento, inovação e capacitação profissional. Suas ações pautadas na qualidade e na gratuidade, têm se mostrado de fundamental importância para a realização do desenvolvimento regional e justiça social”.

O Diretor Geral do campus, Prof. Dr. João Marcos Borges Avelar, ainda enfatiza que além do vasto trabalho já realizado por intermédio dos programas existentes, também há a possibilidade de instauração de um programa de doutorado no campus de Campo Mourão, cujo projeto já tramita em análise, aguardando a aprovação dos órgãos competentes em esfera federal.