Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo abre processo seletivo para turma de 2024

Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo abre processo seletivo para turma de 2024

Pesquisa

por publicado: 16/08/2023 09h08 última modificação: 29/02/2024 10h37

O Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCineav), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba II/FAP, está com inscrições abertas até 19 de setembro, para o processo seletivo da turma de 2024 do mestrado. O processo seletivo é inteiramente online e gratuito.

EDITAL E FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

O PPGCineav disponibiliza 20 vagas e reserva 50% delas para pessoas trans, negras ou de baixa renda. Para poder participar do processo seletivo, é necessário ser portadores/as de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento.

O PPGCineav tem duas linhas de pesquisa:

  • Linha 1) Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo - nesta linha de pesquisa teórico-analítica, o Cinema e as Artes do Vídeo são tomados eminentemente como formas de produção de sentido, isto é, como discursos produzidos em contextos sociais, históricos e culturais específicos. Reúnem-se aqui, portanto, pesquisas que permitam que diversas abordagens de análise dos discursos que se constituem no Cinema e nas Artes do Vídeo – tanto nas produções artísticas, como nos esforços de teorização – sejam postas em reflexão.

 

  • Linha 2) Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo - nesta linha de pesquisa, o cinema e o audiovisual são tomados a partir dos processos de criação nas práticas artísticas. Portanto, tratam-se de pesquisas que envolvam reflexões teóricas sobre o fazer no cinema e no vídeo, podendo estar associadas a conceitos criativos, processos tecnológicos e/ou atos de realização. Os interesses de pesquisa em processos de criação no Cinema e nas Artes do Vídeo podem ter como premissas duas opções: 1) o interesse de pesquisa pelo trabalho do/a próprio/a pesquisador/a enquanto artista/realizador/a; 2) o interesse de pesquisa que envolva a análise de processos de criação de outros/as artistas/realizadores/as que não sejam o/a pesquisador/a.

 

A seleção será dividida em três etapas:

  • Análise dos Projetos de Pesquisa: de caráter eliminatório;
  • Entrevistas (defesa do Projeto de Pesquisa): de caráter eliminatório;
  • Avaliação do Currículo Lattes devidamente documentado: de caráter meramente classificatório.

 

O resultado final do processo seletivo para o mestrado do PPGCineav será divulgado no dia 6 de dezembro. Todos os editais estarão publicados no site ppgcineav.unespar.edu.br.

Para mais informações, leia o edital e em casos não contemplados pelo documento entre em contato com a coordenação, pelo e-mail secretaria.ppgcineav@unespar.edu.br.