Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manejo do Cerrado de Campo Mourão aconteceu neste fim de semana por meio de mutirão

por publicado: 08/06/2022 15h37 última modificação: 08/06/2022 15h44

Durante a manhã do último sábado (4), um grupo de aproximadamente 70 pessoas, entre estudantes e docentes do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, realizou uma ação para a retirada de lixos e espécies invasoras da Estação Ecológica do Cerrado Profa. Diva Aparecida Camargo, para posteriormente serem recolhidos pelos caminhões da Prefeitura Municipal de Campo Mourão. Além dos membros da instituição, esteve presente a secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão, Sra. Shelly Miriam Fernandes Nogueira. Além da atividade voluntária, os/as participantes almoçaram o prato típico do cerrado, com pequi colhido da Estação.

A ação também foi motivada pela comemoração do Dia Nacional do Meio Ambiente (designado no dia 5 de junho de 1972, pela ONU). A iniciativa também integra um programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo curso de Geografia da Unespar, em que a universidade receberá alunos de escolas públicas e grupos organizados para debater a preservação do meio ambiente como forma de conscientização.

A Unespar, por intermédio do Colegiado de Geografia, administra a Estação Ecológica desde sua criação em 1987, tendo sido cercada em 1993, conforme parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Campo Mourão (Resolução 20/93), proprietária da área. Por se tratar de uma Estação Ecológica, por exigência legal é estabelecido que todas as ações desenvolvidas na mesma sejam embasadas no Plano de Manejo (Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000). Diante desse fato, cabe ao Colegiado de Geografia a execução do Plano de Manejo, bem como a execução e/ou supervisão de todos os programas e projetos nele estabelecidos. Além do espaço aberto à visitação, o local possui um laboratório de pesquisa e herbário com amostras da vegetação local.

O Cerrado de Campo Mourão existe há mais de 7,2 mil anos, sendo que o município chegou a ter cerca de 102 quilômetros quadrados do bioma. Entretanto, devido à extração da vegetação ao longo dos anos, o município hoje conta com 1,3 quilômetros, sendo a menor Estação Ecológica do Sul do Brasil. No local foram identificadas 240 espécies, algumas bastante raras, encontradas somente em regiões de cerrado do estado de Goiás, como o pequizeiro. A área, localizada próximo ao Batalhão de Polícia Militar, equivale a um campo de futebol, e tem sua entrada autorizada somente para pesquisadores.