Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançamento oficial do Ecossistema de Inovação Agropecuária da Comcam

Lançamento oficial do Ecossistema de Inovação Agropecuária da Comcam

publicado: 18/06/2024 10h23 última modificação: 18/06/2024 10h23

Na sede da Coamo Agroindustrial Cooperativa, em Campo Mourão, no dia 05 de junho (quarta-feira), foi lançado oficialmente o Ecossistema de Inovação Agropecuária Centro Ocidental (COMCAM), com a assinatura de um Termo de Intenções com o Ministério da Agricultura. O termo visa a estimular a inovação no agronegócio da região, reconhecendo seus ativos de conhecimento e mercado.

A solenidade contou com as presenças da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR -, Coamo Agroindustrial Cooperativa, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão – AEACM, Sindicato Rural De Campo Mourão, Agroi9 Incubadora, Prefeitura Municipal de Campo Mourão, SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Campo Mourão, Fundação Educere de Campo Mourão, Centro Universitário Integrado e Universidade Estadual de Maringá, além de empresários, órgãos públicos, cooperativas, autoridades, lideranças do agronegócio e lideranças políticas.

Campo Mourão agora é lar do mais novo ecossistema de inovação agropecuária do Brasil. Previamente, foram realizadas diversas ações para criar um ambiente institucional propício, como a elaboração de políticas municipais de inovação e sustentabilidade, propostas de regulamentação tecnológica e programas de incentivo à pesquisa e desenvolvimento.

Para mobilizar os atores do ecossistema, foi organizada a IV FATI – Feira do Agronegócio, Tecnologia e Inovação, reconhecida pelo Decreto Municipal n. 10.833/2024 como uma vitrine para os ativos de tecnologia e inovação agropecuária da região da COMCAM. A feira ocorreu de 06 a 08 de junho na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, da qual a Unespar campus de Campo Mourão representada pelo Diretor do campus  Professor Dr. João Marcos Borges Avelar, a vice-diretora Professora Me. Ceres Ribas e o grupo de docentes dos cursos de Engenharia de Produção Agroindustrial e Economia que também apresentaram seus trabalhos na feira, contando com um stand de apresentação de pesquisas científicas relacionadas à agricultura e ao desenvolvimento sustentável.

O Diretor do Campus de Campo Mourão, Prof. Dr. João Marcos Borges Avelar, durante a solenidade de abertura, em nome da UNESPAR, solicitou à comunidade regional, empresários e poder público, apoio à implantação do Cursos de Agronomia na Unespar Campus de Campo Mourão.

A reitora, professora Salete Machado Sirino, que também estava presente na abertura do evento, destacou “a Unespar Campus de Campo Mourão é uma instituição pública e gratuita aberta a toda a comunidade por meio de seus cursos de graduação e pós-graduação, destacando a relevância das atividades de pesquisas e atividades extensionistas que têm forte atuação no desenvolvimento regional”.