Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV Seminário Afro [R]existência: submissões de comunicações em simpósios temáticos iniciam hoje (01/08)

publicado: 01/08/2022 13h51 última modificação: 29/02/2024 15h01

O Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), vinculado ao Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), que integra a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, realizará o IV Seminário Afro [R]esistência, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, de forma online. O evento visa à continuidade de reflexões promovidas nas edições anteriores do Seminário Afro [R]existência, ocorridos em 2019, 2020 e 2021É um espaço de diálogo entre acadêmicos/as pesquisadores/as, professores/as da Educação Básica, numa perspectiva interdisciplinar sobre questões raciais na sociedade, acerca de temas voltados às questões étnico-raciais, tais como: racismo estrutural no Brasil, violência contra afrodescendentes, política de cotas nas universidades e inserção da história e da cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas.

A programação conta com apresentações culturais, palestra de abertura, oficinas, simpósios temáticos, círculos de cultura, além de lançamento do e-book "Entre Afro-[R]existências: (Re)construindo Conceitos e Histórias". Inscrições para participantes estão disponíveis até o dia 13 de novembro. Submissões de Comunicações em simpósios temáticos ocorrem de 01 de agosto a 30 de setembro. Ambas as modalidades são gratuitas, e haverá certificado de 28 horas.

INSCRIÇÕES (CLIQUE AQUI)

SUBMISSÃO PARA COMUNICAÇÕES (CLIQUE AQUI)

CERTIFICADOS (CLIQUE AQUI)

Simpósios

Importante: antes do envio da proposta de comunicação, é necessário fazer a inscrição no evento e observar as normas relativas à submissão. Os resumos devem, obrigatoriamente, estar de acordo com o modelo disponibilizado.

SIMPÓSIO 1

SIMPÓSIO 2

SIMPÓSIO 3

SIMPÓSIO 4

SIMPÓSIO 5

SIMPÓSIO 6

SIMPÓSIO 7

SIMPÓSIO 8

SIMPÓSIO 9

Normas para publicação

Nesta 4ª edição do evento haverá trabalhos completos e resumos. Os/as autores/as devem escolher apenas uma das duas modalidades para cada trabalho submetido. Em ambos os casos, deverão utilizar os modelos de arquivos disponibilizados na página do evento.

Os trabalhos (simpósios e comunicações) deverão ter como foco a temática racial, que pode ser analisada em suas intersecções de gênero e de classe e/ou ainda de forma interdisciplinar. Informamos que cada trabalho pode ter até 3 autores/as.

Cada participante pode submeter até dois trabalhos no evento em simpósios diferentes. Para ser aceito, o trabalho passará pela avaliação da comissão científica do evento e pelo menos um/a dos/as autores/as deve estar regularmente inscrito/a no evento.

Não serão emitidos certificados de apresentação para quem não estiver inscrito no evento, ainda que seja coautor/a de trabalhos apresentados, pois os certificados serão vinculados apenas aos CPFs daqueles que se inscreverem. No caso de não inscritos/as, sugerimos que os autores/as inscritos baixem em PDF e compartilhem com os demais, uma vez que nos certificados constarão os nomes dos/as coautores/as.

Normas para trabalhos completos

O artigo deve abordar, de uma forma geral, introdução (considerações iniciais), desenvolvimento (com a análise da obra) e conclusão. O/a autor/a tem liberdade para estabelecer subseções e dividir o artigo de forma como considerar mais adequada, desde que respeite a temática elegida.

Mais informações podem ser acessadas no arquivo modelo para os trabalhos completos.

Normas para resumos

Trabalhos científicos que estão em fase inicial ou por opção do/da autor/a podem ser submetidos na forma de resumo. Mais informações podem ser acessadas no arquivo modelo para os resumos.

Apenas os resumos e artigos aceitos no evento farão parte dos Anais do IV Seminário Afro [R]existência.

MODELO DE SUBMISSÃO DE ARTIGO (CLIQUE AQUI)

Informações sobre as comunicações

Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados em simpósios. Para isso, o/a participante poderá preparar uma apresentação de slides. Os/As participantes que forem apresentar trabalhos devem entrar na sala virtual antes da primeira apresentação e só devem sair após a última, para que possam participar dos debates. Cada apresentação terá a duração de quinze minutos, sem prorrogação. Ao final da sessão de comunicações, será reservado um tempo para as arguições e os debates relativos aos trabalhos apresentados.

O modelo dos slides para download pode ser acessado abaixo (o uso dos slides é opcional).

MODELO DE SLIDES (CLIQUE AQUI)

Disposições Gerais

As comunicações, círculos de cultura e oficinas, realizadas via Google Meet, não serão gravadas. Já a palestra de abertura e o Lançamento do Ebook serão transmitidos pelo canal da Unespar, campus de Campo Mourão.

CANAL DA UNESPAR (CLIQUE AQUI)

Confira abaixo a programação:

QUINTA-FEIRA, 17 DE NOVEMBRO DE 2022

08h – 12h: Oficina – Representações do queer negro na literatura: vozes interseccionais

Local: Google Meet

13h – 17h: Oficina – Panoramas e discussões sobre a literatura escrita por mulheres negras

Local: Google Meet

RESUMOS DAS OFICINAS (CLIQUE AQUI)

19h – 23h: Apresentação Cultural e Palestra de abertura

Local: Canal da Unespar, campus de Campo Mourão

CANAL DA UNESPAR (CLIQUE AQUI)

SEXTA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2022