Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV Seminário Afro [R]esistência aconteceu no último fim de semana, com apresentações culturais, palestras, oficinas, comunicações de trabalhos e lançamento de e-book

por publicado: 25/11/2022 15h27 última modificação: 29/02/2024 14h51

Entre os dias 17, 18 e 19 de novembro, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, por intermédio do Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), que integra a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (PROPEDH), realizou de forma online a quarta edição do Seminário Afro [R]Existência.

O evento – que teve como objetivo constituir um espaço de diálogo interdisciplinar acerca de questões étnico-raciais, contribuindo, assim, com a formação docente de acadêmicos(as) e de professores (as) que atuam na Educação Básica – contou com aproximadamente 331 inscritos de 25 estados do Brasil: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins e do Distrito Federal. Também teve participantes de outros países como Angola, Estados Unidos, Moçambique e Portugal, entre estudantes da Educação Básica, da graduação e pesquisadores de mestrado e doutorado, além de professores(as) da educação básica e do ensino superior.

No primeiro dia, além de oficinas voltadas à literatura de autoria negra no período vespertino, ocorreu a palestra de abertura, transmitida no período noturno pelo canal oficial da Unespar, campus de Campo Mourão, no Youtube, e ministrada pelo professor Paulo Vitor Palma Navasconi (Unifcv), com o título “Esperançar nos dias do impossível: Por que se faz necessário racializar o debate das desigualdades sociais no Brasil contemporâneo?”. A palestra foi precedida pela apresentação cultural em forma de vídeo intitulado “Tributo a eterna Elza Soares”, interpretado por Andrey Gabriel Souza da Cruz. A palestra contou, ainda, com a participação especial da Dra. Andréa Lúcia Sério Bertoldi, Pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos da Unespar, que reforçou a importância do lugar de fala de pessoas negras em espaços como a universidade.

ABERTURA OFICIAL (CLIQUE AQUI)

No segundo dia do evento, nos períodos matutino e vespertino, houve a apresentação de comunicações temáticas, distribuídas em 9 simpósios temáticos e interdisciplinares, nos quais foram homenageadas, por meio dos títulos das salas online, 9 personalidades negras: Abdias do Nascimento, Aqualtune, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Esperança Garcia, Lélia Gonzalez, Luiz Gama, Rosana Paulino e Stela do Patrocínio. À noite, com os círculos de cultura – Intolerância Religiosa; Línguas e Músicas: vozes de resistências para existir e reexistir a cultura africana; Masculinidades Negras e Saúde Mental da População Negra – realizados simultaneamente pelo Google Meet, continuaram as discussões acercas de temas cruciais que permearam todo o evento.

Por fim, as atividades acadêmicas do evento se encerraram no sábado de manhã com a realização da palestra “Escritas amefricaladinas da [r]existência: racismo e sexismo na cultura brasileira”, com o professor Paulo Petronilio Correia (UnB). Na sequência, ocorreu o lançamento do e-book: “Entre Afro-[R]Existências: (re)Construindo Conceitos e Histórias”.  Este e-book foi organizado, a partir das apresentações do III Seminário Afro [R]existência, e foi publicado pelo Editorial Casa. O lançamento do e-book contou com a participação de oito autores(as) dos capítulos, com mediação do professor Paulo Petronilio Correia (UnB) e Ana Maria Soares Zukoski (PG-UEM).

ENCERRAMENTO OFICIAL (CLIQUE AQUI)

E-BOOK ENTRE AFRO- [RE]SISTÊNCIAS: RECONSTRUINDO CONCEITOS E HISTÓRIAS (CLIQUE AQUI)

As discussões do evento se prolongarão durante o mês de novembro com as oficinas a serem realizadas em colégios estaduais públicos de Campo Mourão, por meio do subprojeto Afroconexões & [R]existências do Ensino Superior para a Escola Pública. Nesse ano, o projeto conta com 7 oficinas, com reflexões de temas diversos; são elas: A importância do Feminismo Negro para a desconstrução do Racismo Estrutural; Abayomi – Ancestralidade e Representatividade Negra; Ancestralidade e identidade negra na literatura infantojuvenil afrofeminina: o autorreconhecimento em “As tranças de Bintou” (2004); Entendendo o sistema penal para consolidação do racismo estrutural no Brasil; O conto afrofeminino em sala de aula: o protagonismo de Conceição Evaristo e Cristiane Sobral; O rap em sala de aula: Racionais MC's e identidade negra; Turbante – Ancestralidade, Empoderamento e Beleza da Mulher Negra.

Ademais, as discussões do evento são ampliadas com o Projeto Itinerante Afrografias, com registros fotográficos de autoria da acadêmica do curso de Letras Português-Inglês, Milleni Bezerra Moreira, cuja exposição inaugurada no dia 16 de novembro, no campus de Campo Mourão da Unespar, será estendida até a primeira semana de dezembro de 2022 e propiciará a apreciação de professores(as) e alunos(as) da rede básica, por meio de visitas agendadas.

LANÇAMENTO AFROGRAFIAS (LEIA MAIS)

ACESSE A EXPOSIÇÃO ONLINE (CLIQUE AQUI)

Após uma semana de atividades intensas e discussões amplas acerca da temática étnico-racial, a coordenadora do IV Evento Afro-[R]Existência e, também, do Núcleo para Educação para as Relações Étnico-Raciais (NERA), Dra. Valdete dos Santos Coqueiro, avalia que o evento cumpriu seus objetivos originários e propiciou discussões interdisciplinares fecundas acerca das temáticas discutidas, contribuindo, assim, para a caracterização da universidade como um espaço de inclusão, pluralidade, resistência e luta pelos direitos humanos.

SITE OFICIAL DO SEMINÁRIO (CLIQUE AQUI)