Unespar inaugura mural "Paisagens Paranaenses de Oeste a Leste" em espaço de convivência e integração
Na ultima segunda-feira (16), foi inaugurado o mural artístico intitulado Paisagens Paranaenses de Oeste a Leste, como parte das ações do projeto “Produção de Murais Artísticos e Revitalização dos Espaços Verdes da Unespar, Campus de Campo Mourão”. O mural foi instalado estrategicamente na parede externa próxima à porta do hall de entrada do anfiteatro, com o objetivo de proporcionar acesso também à comunidade externa.
A arte foi desenvolvida por Gabriella Eduarda Nascimento Cordeiro, estudante do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Teodoro de Oliveira, uma das entidades parceiras do projeto. “A estudante já havia participado do projeto ‘Murais da Cidadania’, em 2023, quando trabalhamos em parceria com o Ministério Público do Meio Ambiente de Campo Mourão, onde evidenciou-se suas habilidades artísticas”, explicou a professora Claudia Chies, coordenadora do projeto.
A escolha de trabalhar com paisagens paranaenses está vinculada ao fato de a arte ter sido desenvolvida na Unespar, uma universidade pública do Paraná. O mural retrata, de oeste a leste do estado, os seguintes pontos: o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu; a intensa produção de grãos da região de Cascavel; o Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), em Campo Mourão; a Catedral Metropolitana Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, em Maringá; o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa; e o Jardim Botânico, em Curitiba. Além das belezas naturais do estado, buscou-se destacar a pujante produção agrícola, a relevância das cidades, suas paisagens e a harmonia arquitetônica.
Entre os objetivos do projeto estão “tornar o ambiente mais bonito, agradável e acolhedor e, especificamente em relação aos murais, despertar o interesse pela arte e valorizar o patrimônio cultural”, ressaltou o professor Sérgio Maybuk, vice-coordenador do projeto.