Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III SIPEC: Conferência de abertura com participação de epidemiologista da UFBA aconteceu na última segunda-feira (07)

Pesquisa, Extensão

publicado: 08/11/2022 23h08 última modificação: 29/02/2024 14h53

Na última segunda-feira, dia 07 de novembro de 2022, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) deu início oficial à terceira edição do Seminário de Integração: Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação Tecnológica (SIPEC), que congrega o VIII EAIC  Encontro Anual de Iniciação Científica, o V EAEX – Encontro Anual de Extensão e Cultura e o III EAITI – Encontro Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

A gravação do evento encontra-se disponível no link abaixo.

CONFERÊNCIA DE ABERTURA (CLIQUE AQUI)

O evento contou com a participação Magnífica Reitora da Unespar, Dra. Salete Paulina Machado Sirino; da Representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Dra. Betina Stefanello Lima, da Coordenação de Programas Acadêmicos; do Coordenador de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) , Dr. Marcos Aurélio Pelegrina; do Gerente de Projetos da Fundação Araucária, Dr. Nilceu Jacob Deitos; do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar, Dr. Carlos Alexandre Molena Fernandes e da Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Unespar, Dra. Rosimeiri Darc Cardoso.

A atividade foi transmitida pelo canal oficial da Unespar, e acompanhada por membros da comunidade acadêmica, contando com a apresentação da Big Belas Band, do campus Curitiba I - EMBAP, com músicas compostas por alunos e egressos dos cursos de Música do campusCom o título "Pesquisa, extensão, cultura, inovação e tecnologia: experiência, conexões e descobertas", a conferência foi conduzida pelo professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, formado em medicina na turma de 1975; mestre em Saúde Pública e doutor em Epidemiologia. Atualmente, é professor titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi reitor da instituição em 2002 e, novamente, em 2006.

No decorrer de sua fala, o docente discorreu de forma crítica acerca da temática, destrinchando cada elemento que influencia o ensino superior e trazendo à baila conceitos cruciais acerca da pesquisa e da extensão, a partir de pensadores da educação como Paulo Freire. Além disso, também promoveu a exposição de um diagrama do sistema de educação brasileiro, com enfoque em estrutura e trajetórias, interligando o fluxo de estudantes de redes públicas e privadas de ensino, de acordo com suas vivências estudantis, expondo um paradoxo na realidade social: segundo a representação gráfica dessa estrutura, estudantes de escolas públicas migram para o instituições privadas de ensino superior enquanto estudantes de escolas privadas ingressam de forma expressiva em universidades públicas. Nesse sentido, destacou o papel crucial das universidades no desenvolvimento social, e na mediação de projetos que fomentem conhecimento por um viés emancipador de educação pública e gratuita.

Segundo apontamentos da Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar (PRPPG) e organizadora geral do evento, Dra. Thaís Gaspar Mendes da Silva: "hoje (8) de manhã tivemos oito salas para apresentação de trabalhos; espera-se que o III SIPEC possibilite o intercâmbio e a reflexão acerca de pesquisas e de projetos extensionistas desenvolvidos por acadêmicos da Unespar, nas diversas áreas do conhecimento [...] tais pesquisas e projetos contaram com a orientação e supervisão de docentes dos sete campi da Unespar, e apresentam os resultados de um ano de trabalho em prol da ciência, da pesquisa, da inovação, da extensão da e cultura [...] sem dúvidas, é uma das principais atividades para o desenvolvimento e consolidação da pesquisa e extensão, e de seus resultados, na Universidade. A docente ainda completa: "agradecemos aos protagonistas do evento, que são professores(as) e estudantes, agentes universitários e demais participantes, pelo compromisso no desenvolvimento dessas atividades".

Sobre as atividades do III SIPEC

O Seminário segue até o dia 10 de novembro, e as inscrições para ouvintes devem ser feitas pelos/as participantes por meio de Lista de Presença, a ser liberada no chat da atividade durante a sua realização. As comunicações ocorrem em salas do Meet, cujos links serão disponibilizados 30min antes do horário previsto para o início de cada uma; as atividades de Palestras e Minicursos serão transmitidas pelo canal oficial da Unespar, que pode ser acessado pelo link abaixo. Acesse a programação completa na página oficial do evento.

CANAL OFICIAL (CLIQUE AQUI)

PÁGINA OFICIAL SIPEC (CLIQUE AQUI)

Por: Milleni Bezerra Moreira - Assessoria de Comunicação, campus de Campo Mourão (comunicacao.campomourao@unespar.edu.br)