Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Encontro do Centro de Apoio ao Desenvolvimento do Idoso (CADI) aconteceu na última terça-feira (28)

publicado: 01/07/2022 16h52 última modificação: 01/07/2022 17h50

Durante a manhã da última terça-feira (28), no Anfiteatro da Unespar, campus de Campo Mourão aconteceu o I Encontro do Centro de Apoio ao Desenvolvimento do Idoso (CADI), evento realizado para o acolhimento e retomada das atividades das integrantes do CADI. O projeto, que atende cerca de 20 mulheres entre 60 e 90 anos, nasceu há sete anos. Por conta da pandemia, as atividades desenvolvidas pelo grupo estavam acontecendo de modo remoto e, agora retornam ao modo presencial. Agora, o Centro retoma as atividades, em parceria com um novo projeto intitulado “Educação, planejamento e Arte: interseções necessárias na formação de estudantes de Pedagogia e das idosas do Centro de Apoio de Desenvolvimento dos Idosos (CADI) no âmbito da extensão universitária”. O projeto tem como objetivo planejar, organizar e executar o retorno das atividades presenciais junto ao CADI, com ações de acolhimento e oficinas na área de Artes.

A cerimônia se iniciou com a menção às comemorações durante o mês de junho, em virtude da campanha “Junho Violeta”, que representa a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. Em 2006, o dia 15 de junho foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como forma de conscientização da sociedade e promoção de respeito às pessoas idosas. Após isso, houve a apresentação das seguintes alunas do 4º ano de Pedagogia/Diurno, que compõem a equipe envolvida no projeto. No decorrer do evento, houve a reprodução do Hino do Idoso, de autoria da aluna do CADI, senhora Adelaide Andrade Borino (in memoriam); declamação do poema “Cultivo uma rosa branca”, do poeta José Martí; entrega de rosas brancas  à cada mulher idosa participante do projeto; reprodução de vídeo produzido pelas estudantes de Pedagogia e do curta-metragem intitulado “O que é aquilo” (2007); e declamação de breves poemas.

No encerramento das atividades, houve o comunicado de que, no sábado, dia 02 de julho, às 8h30min, haverá atividade para as mulheres do CADI, no Miniauditório da Unespar. A atividade será conduzida pelas estudantes e docentes do quarto ano de Pedagogia/Noturno. O trabalho continuará, com oficinas de Arte, até 30 de julho e, posteriormente, no período de agosto a dezembro, os trabalhos seguem, com o projeto: “Mobilizando a memória e as histórias da vida de mulheres idosas por meio da escrita”. Ainda no dia 02, às 08h30min, no Miniauditório, o CineEducação exibirá “Orgulho de envelhecer” (Brasil, 2021).