Você está aqui: Página Inicial > Notícias > GEPEDIC promove o “VI Seminário em Educação, Diversidade e Cultura: interlocuções entre a universidade e a escola”

publicado: 24/03/2022 15h27 última modificação: 24/03/2022 15h27

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, em parceria com os núcleos locais que compõem a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (PROPEDH): Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA); Núcleo de Educação para Relações de Gênero (NERG) e Núcleo de Educação Especial Inclusiva (NESPI) e com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC) do Programa de Pós-graduação Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), promovem o “VI Seminário em Educação, Diversidade e Cultura: interlocuções entre a universidade e a escola”.

O GEPEDIC tem sua atuação voltada para a formação docente, bem como para a sociedade civil, contribuindo com discussões para a formação humana, no que diz respeito às diferenças étnico-raciais, de gênero e de sexualidades, com o intuito de amenizar conflitos e combater discriminações e violências, por meio do desenvolvimento de ações como: seminários de extensão, oficinas e cursos para a Educação Básica; desenvolvimento de projetos de pesquisa; promoção de eventos de extensão, publicações científicas como artigos e livros, participação em eventos nacionais e internacionais etc.

Neste ano de 2022, os encontros/palestras acontecerão uma vez por mês, em formato remoto (via Google Meet), para facilitar a participação de pesquisadoras e pesquisadores de outras IES, uma vez que ainda estamos em cenário pandêmico. O público alvo são docentes, graduandos(as), pós-graduandos(as) da instituição e de outras instituições, bem como estudantes e professores(as) da Educação Básica e comunidade externa interessada. Esse projeto de extensão, que terá certificação, tem uma programação de 08 (oito) encontros/palestras, sendo 4 (quatro) horas cada atividade, computando uma carga horária total de 32 horas. O encontro inicial ocorrerá no dia 30 de março de 2022.

Confira a programação do seminário:

1º Encontro – 30 de março/2022

Palestrante: Leonardo Stabele Santos (PPG-HP/UNESPAR)

Temática: “Tem gays no meu gibi”: uma análise dos personagens Wiccano e Hulkling nos quadrinhos Marvel

Mediação: Prof. Me. Sandro Adriano da Silva

2º Encontro – 20 de abril/2022

Palestrante: Prof. Me. Sandro Adriano da Silva (UNESPAR)

Temática: Coxas, sex fiction & delírios, de Roberto Piva: poesia queer e a ditadura brasileira

Mediação: Profa. Dra. Wilma dos Santos Coqueiro

3º Encontro – 18 de maio/2022

Palestrante:  Profa. Dra. Ana Maria Rufino Gillies (UNICENTRO/UNESPAR)

Temática: Artes Visuais e História Pública

Mediação: Profa. Dra. Claudia Priori

4º Encontro – 29/06/2022:

Palestrante: Carma Maria Martini (UNIR)

Temática:  Questões de gênero e diversidade sexual: reflexões sobre a formação de docentes indígenas na Universidade Federal de Rondônia.

Mediação: Prof. Me. Jean Pablo Guimarães Rossi

5º Encontro – 31/08/2022

Palestrante: Profa. Ma. Camila Onofre (UNESPAR)

Temática: Apenas as monstras sangram: a tragicidade das mulheres nos filmes de horror

Mediação:  Profa. Dra. Claudia Priori

6º Encontro – 28/09/2022

Palestrante:  Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges (UNESPAR)

Temática: Modelos médico e social da deficiência e as implicações nas atividades em sala de aula

Mediação:  Profa. Dra. Fabiane Freire França

7º Encontro – 26/10/2022

Palestrante:  Gabriela Lasta (UNESPAR)

Temática: A literatura como reflexo social: a representação da violência contra mulher nos romances contemporâneos de autoria feminina

Mediação: Profa. Dra. Wilma dos Santos Coqueiro

8º Encontro – 30/11/2022

Palestrante:  Lua Lamberti de Abreu – DOBRA/UEM - Grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença

Temática: Ficções trans/travestis

Mediação: Prof. Me. Jean Pablo Guimarães Rossi

As inscrições para o seminário poderão ser feitas até o dia 29 de março, e o link de acesso às palestras será enviado aos/as inscritos, por e-mail, no dia de cada encontro.

Interessados/as podem se inscrever, por meio do link abaixo:

INSCRIÇÕES SEMINÁRIO (CLIQUE AQUI)