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Formação Docente: interseções possíveis entre universidade e escola

Ensino

publicado: 23/12/2022 13h03 última modificação: 29/02/2024 14h49
“É possível encarar a escola como uma realidade histórica, isto é, suscetível de ser transformada intencionalmente pela ação humana?” 
Dermeval Saviani em Escola e Democracia  (2001, p. 30).
"Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições [...]"
Paulo Freire em Pedagogia da autonomia  (2003, p. 53).

No que diz respeito ao sistema educacional, instituições escolares e universitárias são essenciais para a manutenção de sua qualidade. Nesse sentido, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) tem participado dessas discussões por meio do desenvolvimento de intervenções universitárias, pautadas em atividades de ensino, pesquisa e extensão, com vistas a fortalecer o processo dialógico entre instituições e impulsionar o processo de ensino-aprendizagem.

Para esse fim, inúmeras são as atividades desenvolvidas como Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Residência Pedagógica (RP), Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e pesquisas a nível de graduação e pós-graduação – este último com o Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIC-EM). Tais iniciativas visam a redução de lacunas entre o ensino básico e o ensino superior, além de reforçar a importância da difusão de conhecimento teórico-científico produzido em contexto universitário, com resultados que retornam para o campo dessas pesquisas.

Recentemente, pesquisadores de cursos de licenciatura, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), vinculado à Divisão de Graduação (DGRAD), que integra a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) da Unespar, campus Campo Mourão, realizaram ações e atividades pedagógicas voltadas para a rede básica de ensino público, com o intuito de promover debate e reflexões, estabelecendo relações acerca de aspectos e temáticas atuais aplicadas ao contexto escolar da região mourãoense. 

Geografia e História 

No dia 25 de novembro membros dos cursos de graduação em História, e em Geografia realizaram uma proposta de intervenção universitária interdisciplinar no contexto de ensino básico da cidade de Paiçandu/PR, no Colégio Estadual Cívico-Militar Vercindes Gerotto dos Reis. A atividade foi organizada por Larissa Donato, docente pesquisadora do curso de Geografia junto da orientanda Laura Boiko. Na ocasião, a convite da professora, esteve participando o pesquisador do curso de História e membro do Núcleo de Educação para Relações de Gênero (NERG) do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), campus Campo Mourão, que integra a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (PROPEDH), Márcio José Pereira.

Na oportunidade, foi realizada uma aula expositiva dialogada acerca da formação do povo brasileiro, entre deslocamentos forçados e imigração estrangeira. Além disso, houve a construção de debate e reflexões sobre a importância da construção de uma sociabilidade nacional pautada na empatia, no respeito e na promoção da dignidade humana. 

Letras Português-Inglês

O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras compreende duas disciplinas que integram as habilitações em Língua Portuguesa e Literaturas e Língua Inglesa e Literaturas, formalizadas em matrículas distintas a partir do terceiro ano. Nesse sentido, estudantes do curso realizam o ECS I e II no ano de 2022, nas etapas de observação e regência, na rede básica de ensino, em níveis fundamental e médio. 

Sob a coordenação do Prof. Rodrigo Calatrone Paiva, com auxílio da Profa. Marileuza Miquelante, o ECS contou com atividades como o Curso Formação Docente, Seminário de Socialização de portfólios referentes aos estágios que figuram os trabalhos finais do curso. De acordo com Paiva, "ser professor é uma atividade complexa e que envolve muitas questões que não se limitam às ações que ficam entre as paredes de uma sala de aula. Então, para tratar destas questões foi pensado o curso “Profissão Docente”. 

Na oportunidade do curso Formação Docente, dia 03 de novembro, primeira edição do evento, sob a temática "Gestão escolar e equipe diretiva:  da articulação entre esses profissionais ao efetivo trabalho pedagógico na escola" contou com a participação de professoras da rede pública de ensino, Michele Ramos Machado e Rosimary Aparecida Stortti Genari. Já a segunda edição, realizada no dia 11 de novembro, sob a temática "Avaliação dos recursos tecnológicos existentes na escola: do encantamento inicial às possíveis barreiras na efetiva prática pedagógica", foi conduzida pelas professoras Aliqueli Cristina da Silva, Adriana Novais e Miriam Miglioli. 

Entre os dias 07 e 08 de dezembro, foi realizado o Seminário para socialização de portfólios frutos de trabalho realizado em parceria entre estudantes e professores orientadores de língua portuguesa e inglesa. Participaram também, alunos do terceiro ano, bem como demais docentes do curso de Letras.

Matemática

Na última semana de novembro, estudantes do Colégio Estadual de Campo Mourão estiveram presentes na Unespar, campus Campo Mourão a fim de realizar a visitação do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), a fim de conhecer os materiais didáticos voltados para o ensino e a aprendizagem de Matemática como jogos e materiais impressos em 3D.

Os alunos ainda visitaram o hall do Anfiteatro para prestigiar a exposição do projeto extensionista Afrografias, com registros fotográficos feitos pela Discente de Letras e Assessora de Comunicação, Milleni Bezerra Moreira, e coordenação do Núcleo de Relações Étnico-Raciais (NERA) do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), campus Campo Mourão, que compõe a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (PROPEDH). O Projeto tem como objetivo a mobilidade da exposição por diferentes espaços e instituições do município, com foco em visitas agendadas, tendo como público-alvo, principalmente, estudantes e professores da rede de ensino público. 

O LEM, assim como o NERA é coordenado por Valdete dos Santos Coqueiro, docente do curso de Matemática, e tem sido espaço de aproximação entre a Unespar e a comunidade externa à Universidade. Nesse sentido, sob autoria do docente Wellington Hermann, tem sido desenvolvido o projeto de extensão intitulado: O Laboratório de Ensino de Matemática e os materiais didáticos manipuláveis como articuladores entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática e a educação básica.

Além das visitas ao LEM, o Projeto também conta com o preparo e a oferta de oficinas sob o tema O ensino e a aprendizagem de matemática por meio de materiais didáticos manipuláveis. Outra ação prevista no Projeto é a oferta de oficinas de robótica educacional para professores e estudantes da Educação Básica.

A visitação pode ser agendada por meio dos seguintes contatos:

  • valdete.coqueiro@unespar.edu.br 
  • wellington.hermann@unespar.edu.br
 

Para mais informações a respeito do Laboratório de Ensino de Matemática acesse o link abaixo.

LEM (CLIQUE AQUI)

Pedagogia

Entre inúmeras ações voltadas para o contexto educacional de ensino, o curso de Pedagogia, que conta com turmas no período diurno e noturno, consolidou o projeto de extensão Cine-Educação: olhares para a formação docente, apresentando continuidade de ações visando a apreciação e o debate em torno da arte fílmica, em diálogo com temas educacionais, e os processos de construção visual no cinema. O projeto é coordenado por Divania Luiza Rodrigues, docente do curso de Pedagogia e coordenadora adjunta do projeto de extensão Centro de Apoio ao Desenvolvimento do Idoso (CADI).

Em vigência desde o ano 2015, na Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão, agora em sua 7ª edição, encontra-se organizado nos seguintes ciclos temáticos: (1) Bullying escolar, (2) Ciclo livre, (3) Ciência, Sociedade e Democracia, (4) Cine Diversidade, (5) Educação Especial e Inclusão, (6) Envelhecimento Humano, (7) Pelo direito de decidir o que será preservado, (8) Processos de Criação no Cinema e (9) Relações de Gênero e Educação.

Com a pandemia no ano de 2020, houve a necessidade de realizar ações de extensão de maneira remota, o que viabilizou a participação de pessoas além da abrangência local. Os/As participantes são professores e estudantes da graduação, pós-graduação, da Educação Básica, pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior (como a UERJ e a Unespar, campus Curitiba II/FAP), membros de entidades da sociedade civil, conselheiros municipais, egressos/as, idosos/as e comunidade externa.

O Cine Educação constitui-se em espaço de estudos para professores(as) e estudantes vinculados ao projeto, às disciplinas com curricularização da extensão, aos estágios de cursos, ao Programa de Iniciação Científica, estudantes de Pós-Graduação, entidades parceiras, os quais participam no planejamento e na execução das ações.

As disciplinas que, atualmente, vinculam-se ao projeto Cine Educação com atividades de curricularização da extensão são: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de História, do 3º ano/ 5º período, do curso de Pedagogia diurno e noturno; Planejamento e Avaliação e Fundamentos Teórico-Metodológicos no Ensino da Arte, Cultura Corporal e Movimento, ambas do 4º ano/7º período do curso de Pedagogia diurno e noturno. Essa atividade extensionista encontra-se vinculada ao ensino e à pesquisa intitulada “Cinema e Educação: contribuições da imagem fílmica para a formação docente”. 

No que diz respeito ao ciclo temático Bullying escolar, a atividade é vinculada ao projeto de pesquisa Cinema, bullying e cyberbullying: imagens retratadas pelo cinema e suas contribuições à gestão escolar, e de autoria de Wanessa Gorri, docente do curso de Pedagogia. Nesse sentido, por intermédio do ciclo em questão, no dia 03 de novembro foram realizadas duas sessões, no período matutino e vespertino, no Colégio Cívico Militar Professor Darcy José Costa, do município de Campo Mourão/PR. A atividade contou com a mediação da pedagoga Gislaine de Oliveira Copatti, e teve como público alvo estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental.

Dados do curta-metragem exibido:

  • Título: Lou
  • Nacionalidade: Estados Unidos
  • Direção: Dave Mullins
  • Gênero: Animação
  • Duração: aprox. 7 min
  • Ano de lançamento: 2017
  • Produção: Pixar Animation Studios
 

De acordo com Gorri, "essa temática articula-se com a escola, porque o bullying escolar é uma violência muito específica, sempre intencional. Portanto, é importante discuti-lo e diferenciá-lo de outros tipos de violência, pois é um problema de saúde pública". A coordenadora do clico ainda relata que, após diálogos com a coordenação pedagógica do Colégio, observou-se a incidência dessa problemática social, principalmente, em meio às referidas turmas.

"Houve uma adesão por parte dos estudantes, que participaram da atividade de forma efetiva. Além disso, é necessário destacar o suporte que recebemos do Colégio para a realização desse Ciclo, e um fato relevante é que a professora Gislaine também foi nossa aluna e orientanda da graduação, na época em que realizou seu estágio."

Avaliação do CCHE e da DGRAD

Em 2023, a interação com a comunidade externa irá se intensificar ainda mais, comenta o Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, João Henrique Lorin, já que todos os cursos de graduação passarão a oferecer o mínimo de 10% de sua carga horária total com atividades extensionistas. Nesse sentido, foram e estão sendo elaborados diversos projetos e programas de extensão que contribuirão para uma formação mais adequada dos acadêmicos, sobretudo, estreitando ainda os laços com a comunidade externa. Lorin salienta que, “as experiências vivenciadas por essas atividades certamente contribuirão com o modo de percepção e análise dos fenômenos relacionados ao ensino e aprendizagem de cada área de formação”.

De acordo com a Vice-Diretora e Chefe da Divisão de Graduação (Dgrad), Céres América Ribas, “após dois anos de ensino remoto, estudantes e docentes retomaram as atividades de ensino, pesquisa e extensão, na modalidade presencial. Os impactos da pandemia no ensino superior público foram consideráveis: os índices de evasão aumentaram e o ingresso dos discentes foi prejudicado pela conjuntura da COVID 19”.

Ainda assim, Ribas também ressalta o que disse o Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, João Lorin, para 2023: "várias ações estão sendo pensadas e adequadas para efetivarmos a permanência dos estudantes em nossa instituição". Completementa apontando para a solicitação do aumento do número de bolsas, projetos de extensão, a Casa do Estudante, alimentação para os mais vulneráveis, entre outras. "Essas atividades realizadas pelos cursos de licenciaturas, em 2022, vêm ao encontro de ações pensadas com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma maior integração e qualidade no processo de formação”, frisa a Vice-Diretora.