"Exposição Cultural dos Favos de Resistência do Projeto Escolar de História" acontece hoje (02/09)
Pesquisa
No dia de hoje (02/09), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão sedia a "Exposição Cultural dos Favos de Resistência do Projeto Escolar de História". O evento, que será realizada até 21h desta sexta-feira, é resultado de projeto de mestrado desenvolvido com estudantes do Colégio Estadual de Campo Mourão, pela estudante Drieli Fassioli Bortolo, pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História Pública (PPGHP).
A partir do projeto, originalmente intitulado “Narrativas dos estudantes sobre Violências de gênero: uma História Pública com e para o público”, estudantes puderam participar de oficinas temáticas acerca da violência de gênero, e também realizar produções, por meio de fotografias, cartas, poemas e desenhos. De acordo com a pesquisadora, para além de uma abordagem da temática, o projeto objetiva combater a violência e incentivar a denúncia de casos nesse sentido, uma vez que esse fenômeno social se encontra presente na esfera escolar e no cotidiano desses estudantes.
Além da parte interna da Instituição, a exposição também estendeu sua realização à Praça Municipal, no dia de ontem (01/09), com a finalidade de promover conscientização à comunidade local, a partir da disseminação desses resultados.