Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes e professores do curso de Turismo participam de fórum internacional em Foz do Iguaçu

por publicado: 07/06/2023 09h52 última modificação: 29/02/2024 11h23

Entre os dias 31/05 e 02/06, docentes e estudantes do Curso de Turismo da Unespar Campus de Campo Mourão estiveram em Foz do Iguaçu/PR para participar de evento da área. O Fórum Internacional de Turismo foi parte da programação do 18º Festival das Cataratas - que reuniu mais de 8,2 mil pessoas no Rafain Palace Hotel & Convention (entre acadêmicos, pesquisadores, profissionais do trade turístico, políticos e autoridades do setor).

Ao longo dos três dias de evento a caravana institucional participou de palestras e minicursos previstos na programação, e complementou a experiência realizando visitas técnicas no Parque das Aves, Parque Nacional do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras, Itaipu Binacional, Refúgio Silvestre, Mesquita Omar Ibn Al-Khattab e Templo Budista Chen Tien. Nestes locais foi possível ver de perto equipamentos, prestadores de serviços e estruturas que permitem a prática de um turismo profissionalizado em um destino já consolidado, como é o caso de Foz do Iguaçu.

Além deste importante aprendizado e experiência, três trabalhos acadêmicos foram apresentados para o público presente e eles são resultados de projetos de pesquisa e extensão realizados pelas docentes do Curso. O relato de experiência intitulado "Campo Mourão no Prato: ação para o fortalecimento do setor gastronômico e desenvolvimento do turismo local", de autoria das professoras Caroline Holm, Larissa de Mattos e Raquel Tuma e do Diretor de Inovação e Desenvolvimento Econômico do Município, Rosinaldo Nunes Cardoso, foi eleito como um dos 10 melhores trabalhos na sua categoria. Por sua vez, o artigo científico da Profa. Raquel Vieira, com o título "Características comportamentais empreendedoras de estudantes de turismo da UNESPAR campus Campo Mourão - PR" foi eleito como o 2º melhor trabalho da sua categoria - sendo este contemplado com premiação em dinheiro.

Isto mostra o compromisso do Curso com o ensino, a pesquisa e a extensão e também leva o nome da Universidade e município a conhecimento de outras pessoas; não obstante, a viagem foi oportuna para a integração entre os discentes e aproximação deles com os professores mesmo em período de greve.