Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente da Unespar participa de missão acadêmica internacional em universidade de Moçambique

Docente da Unespar participa de missão acadêmica internacional em universidade de Moçambique

geral, pesquisa, extensão

por Juliana Magro publicado: 30/10/2026 09h26 última modificação: 30/10/2026 09h26

A Profa. Dra. Áurea Andrade Viana de Andrade, docente da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, participou de uma missão acadêmica internacional na Universidade Licungo (UniLicungo), em Moçambique. A missão ocorreu entre os dias 5 e 13 de outubro de 2026, nas cidades de Beira e Dondo (na província de Sofala), e abordou temas como mudanças climáticas, sustentabilidade e governança territorial.  

Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), a professora também é coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu Internacional “Conhecimentos e Associações entre Angola, Argentina, Brasil e Moçambique”, desenvolvida pela Unespar em parceria com a Universidade de Luanda (UniLuanda), de Angola, a Universidade Nacional da Patagônia Austral (UNPA), da Argentina, e a moçambicana UniLicungo. 

A programação contou com diversas atividades realizadas junto ao Mestrado em Gestão Ambiental da UniLicungo, incluindo aulas, encontros acadêmicos e atividades de campo, que relacionaram os conteúdos trabalhados em sala às características e aos desafios observados no território. Encontros com docentes e pesquisadores(as) da UniLicungo, também foram inclusos na programação geral, com o objetivo de discutir possibilidades de projetos conjuntos em ensino, pesquisa e extensão universitária. 

O dia 8 de outubro foi marcado pelo trabalho realizado por Áurea com líderes comunitários e religiosos locais, bem como com os secretários e o prefeito de Dondo. Também neste dia, a professora foi responsável pela projeção e mediação do documentário “O Impacto do Clima Extremo no Brasil”, produzido pela TV e Rádio Justiça. A exibição, organizada em parceria com o Conselho Municipal do Dondo, teve como objetivo a promoção de uma discussão sobre eventos climáticos extremos, mudanças climáticas e seus impactos nos territórios. 

Além de integrar a agenda de extensão internacional proposta pelo evento, a exibição relaciona-se à atuação da docente no Cinespar, projeto itinerante da Unespar dedicado à divulgação, circulação, valorização e discussão de produções audiovisuais brasileiras em ambientes de ensino. 

Já durante o dia 9, a docente da Unespar integrou novamente o cronograma do evento ao ministrar a palestra “Internacionalização da educação superior: governança multinível, cooperação em rede e diálogo Sul-Sul” à comunidade acadêmica da UniLicungo. A atividade promoveu o diálogo sobre a internacionalização como processo institucional, a formação de redes acadêmicas e as relações entre instituições de ensino superior do Sul Global, e teve como moderador o Prof. Dr. Mário Silva Uacane, docente e investigador da UniLicungo. 

Além das atividades acadêmicas, foi realizada ainda uma visita à Mafarinha, um dos mais populosos bairros da cidade de Dondo. A visita proporcionou o contato com um importante projeto social desenvolvido pela brasileira Joseslaine da Rocha Perei, que atende mais de 100 crianças da comunidade local ao oferecer refeições nutritivas. "A iniciativa evidencia a importância do trabalho social no acolhimento e no cuidado com a infância, contribuindo para a segurança alimentar e o bem-estar das crianças.", diz Áurea sobre o projeto de Joseslaine. 

A iniciativa contou com o apoio institucional da Reitoria da Unespar, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e do Escritório de Relações Internacionais (ERI), e contemplou a articulação institucional para o fortalecimento do Termo de Cooperação entre a Unespar e a Universidade Licungo, ampliando as possibilidades de ações conjuntas em ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. 

Ao reunir diferentes dimensões da atuação universitária, a missão aproximou docentes, pesquisadores, estudantes e comunidades brasileiras e moçambicanas. Isso reafirma o compromisso da Unespar com a internacionalização construída por meio da educação, da pesquisa, da extensão e da cooperação entre instituições na construção conjunta de conhecimento.