Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente da Unespar de Campo Mourão participa de evento em homenagem ao professor Renilson Menegassi

Docente da Unespar de Campo Mourão participa de evento em homenagem ao professor Renilson Menegassi

geral

por Érica Kalinovski publicado: 12/02/2026 15h51 última modificação: 12/02/2026 17h56

A professora Dra. Adriana Delmira Mendes Polato, do Colegiado de Letras e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, participou do evento “Práticas de Linguagem e Interação no Ensino de Línguas – Homenagem a Renilson José Menegassi”, na noite dessa terça-feira (10), com transmissão ao vivo pelo YouTube do campus (clique aqui).

O momento foi marcado pelo lançamento de um livro homônimo. A docente foi uma das coautoras da obra, colaborando com o capítulo intitulado “A Epistemologia na Prática de Análise Linguística de Perspectiva Dialógica no Grupo Interação e Escrita/UEM/CNPq: Análise Bibliométrica e Dialógica”. A coletânea contou, ainda, com outros 14 participantes, todos ex-orientandos(as) do professor Dr. Renilson e atuais docentes, seja na educação básica, seja no ensino superior, formando 11 capítulos no total. Já o prefácio foi redigido pela renomada professora Dra. Raquel Salek Fiad.

Para Adriana Polato, foi uma honra participar tanto da live quanto do livro lançado, por meio de sua colaboração com um capítulo. “A obra do professor Renilson tem valor imensurável para a área de ensino e aprendizagem de língua portuguesa no Brasil. Ele é uma grande referência. Ter sido orientada por ele constitui minha vida como professora e pesquisadora”, comentou.

Durante a solenidade, os participantes ressaltaram o reconhecimento ao educador, por uma vida dedicada ao ensino, à pesquisa e ao compromisso com a Educação. A obra apresenta pesquisas, memórias e reflexões que evidenciam o legado do docente. Após cada autor(a) apresentar o seu capítulo, o homenageado deixou uma mensagem especial ao grupo.

“Um dos legados que qualquer ser humano pode ter é ver os seus filhos produzindo e sendo melhores do que o seu próprio pai. Aquilo que eu sempre quis na vida foi que meus filhos fossem sempre melhores do que eu, e, aqui, eu estou vendo Ângela, Bruno, Márcia, Marilúcia, Adélia, Jane, Cristiane, Fernando, Janaína, Denise, Adriana, Sílvio, Ivanize, Neil e Flávia sendo melhores do que eu”, expressou, com emoção, o professor Renilson, no encerramento do evento.

Com financiamento do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Porto Nacional, por meio de recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP/Capes), o livro, publicado em formato de e-book, é de acesso aberto e gratuito e está disponível no site da UFT (clique aqui). 

A obra, assim como o evento, foi organizada pelo professor Dr. Bruno Ciavolella (Unespar, campus de Paranavaí), pela professora Dra. Ângela Francine Fuza (UFT) e pela professora Dra. Márcia Cristina Greco Ohuschi (Universidade Federal do Pará – UFPA). Conforme comentaram, além de a iniciativa ter sido bastante especial, a publicação possibilitará muitos frutos para a comunidade científica e para a educação básica do Brasil.

Marcada por emoção e grande participação, a transmissão do evento no canal do YouTube da Unespar, campus de Campo Mourão, também contribui para a popularização da ciência e dos resultados positivos da Educação.

Sobre o homenageado

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Renilson José Menegassi é mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi líder do Grupo de Pesquisa Interação e Escrita (UEM/CNPq).

Atua nas linhas de pesquisa “Ensino e Aprendizagem de Línguas”, enfatizando a leitura e a escrita em situação de ensino, e “Formação do Professor de Línguas”, por meio da investigação da constituição da escrita na formação inicial e continuada, com várias publicações em periódicos e livros sobre os resultados de suas pesquisas.

É líder do Grupo de Pesquisa “Interação e Escrita” (UEM/CNPq). Atua, ainda, no curso de Letras da UEM e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, nos cursos de Mestrado e Doutorado, assim como na supervisão de Pós-Doutorado. Foi, também, membro do Comitê Assessor de Linguística e Letras da Fundação Araucária, no estado do Paraná, com diversos projetos financiados, e bolsista de Produtividade em Pesquisa pela mesma Fundação.