Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos de graduação realizam Visitas Técnicas; saiba mais

Cursos de graduação realizam Visitas Técnicas; saiba mais

Ensino

publicado: 23/12/2022 19h26 última modificação: 29/02/2024 14h49

De acordo com o MEC, "visita técnica é uma atividade educacional supervisionada cujo objeto principal é promover uma maior interação dos alunos com o mundo do trabalho e a sociedade em suas diferentes formas organizativas".

Nesse sentido, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão realizou, durante o ano de 2022, algumas visitas técnicas supervisionadas por docentes dos cursos de graduação e pós-graduação da Instituição. O objetivo maior é minimizar as lacunas existentes entre o conhecimento teórico-científico e o conhecimento pragmático, promovendo uma aproximação entre Universidade e sociedade, a fim de complementar e aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem e de formação profissional dos acadêmicos no âmbito universitário. 

Engenharia de Produção Agroindustrial

Durante o ano de 2022, o curso de graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial da Unespar, campus de Campo Mourão, sob a coordenação do docente Rony Peterson da Rocha, realizou diversas visitas técnicas, tanto a nível municipal quanto intermunicipal, a fim de propiciar aos alunos o contato com temáticas vinculadas as práticas teórico-científicas desenvolvidas nos componentes curriculares das disciplinas do curso.

De acordo com Peterson, “o curso de EPA, fundado no Campus de Campo Mourão no ano 1998 é responsável pela formação de profissionais de alto desempenho, com cargos de destaque em empresas nacionais e internacionais. A partir de 2023, para os novos ingressantes, o curso contará com turma no período noturno. Essa e outras modificações são resultados do processo de restruturação do curso para atender da melhor forma possível as demandas da nossa região. Dentre as diversas modificações, a Internacionalização será um tema bastante presente nessa nova roupagem do Curso. Ela poderá ocorrer de diferentes formas.”

48ª EXPOINGÁ/PR

A Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (EXPOINGÁ) é uma das maiores e mais importantes feiras do país, movimentando a cada ano em torno de 600 milhões de reais em negócios, com um público superior a 500 mil visitantes em 11 dias de evento.

Nesse sentido, acadêmicos do curso de EPA puderam visitar a 48ª EXPOINGÁ, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Maringá, acompanhados pelas docentes Andréa Machado Groff e Tânia Maria Coelho. Durante a visita,  houve a análise e apreciação de diversas formas de agregação de valor aos produtos do agro,  práticas sustentáveis, sistemas de produção para  hortas urbanas,  raças de bovinos e ovinos, maquinários entre outros.

Monumento histórico - Praça Bento Munhoz da Rocha

Na última semana de junho, acadêmicos do segundo ano do curso de EPA, que cursam a disciplina de Fatores de Produção Agropecuária, ministrada pela docente Andréa Machado Groff, visitaram o monumento histórico situado na Praça Bento Munhoz da Rocha, popularmente conhecida como "Praça do Fórum". O monumento, criado pelo artista Fernando Calderari, foi inaugurado em 4 de setembro de 1976 juntamente com o lançamento do Plano Nacional de Conservação do Solo (PNCS), faz alusão à conservação dos solos representando uma enorme lâmina, a erosão, as curvas de nível e gotas de água em diversos tamanhos.

Durante a visita, houve a discussão sobre a história e a importância do plantio direto (iniciado no município de Rolândia – PR) e do PNCS. Também houve a rememoração do Dia Nacional do Plantio Direto, comemorado em 23 de outubro, e o Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado em 15 de abril, e que simbolizam a importância do solo e da preservação dos recursos naturais.

Os acadêmicos também puderam discutir sobre o histórico do município que, na década de 70, sofria com as erosões. Dessa maneira, a mudança nesse cenário se deu graças aos esforços conjuntos de conservação dos solos, do plantio direto e do engajamento dos produtores rurais, de cooperativas agroindustriais e demais órgãos do município envolvidos para o desenvolvimento do município. Atualmente o plantio direto ocupa praticamente 100% das áreas de cultivo da região.

Conferência com o ERI

No dia 29 de junho, o curso de EPA realizou uma ação de Internacionalização, em parceria com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar. Para conhecer as oportunidades e os caminhos para a mobilidade internacional, foi proferida uma conferência com a docente Juliane D’Almas, representante da Divisão de Convênios e Mobilidade do ERI, juntamente com os alunos e professores do EPA.

Na oportunidade, foram abordados os seguintes temas: aspectos vantajosos da mobilidade acadêmica; a busca por oportunidades de intercâmbio; agências de fomentos globais (América do Norte; América Central; América do Sul; Europa; África; Ásia e Oceania); sites de Bolsas de Estudos; parcerias com empresas privadas; procedimentos dentro da Unespar, entre outros.

Visita técnica ao Sítio São José

No dia 07 de julho, acadêmicos que cursam a disciplina Gerenciamento de Empresa Rural, apresentaram propostas para a gestão do Sítio São José, localizado na região de Campo de Mourão. Após a realização de visita técnica e diagnóstico da situação da propriedade rural, os acadêmicos elaboraram um plano de publicidade e planejamento para o controle financeiro das atividades desenvolvidas pelo produtor responsável. No sítio, são produzidas hortaliças e há infraestrutura para o turismo rural. 

Visita técnica à Fábrica Beontag

No dia 09 de setembro, membros do curso realizaram visita técnica à fábrica da Beontag. A atividade integra uma das atividades práticas presentes nas disciplinas de Planejamento e Controle da Produção, Controle Estatístico da Qualidade, Introdução à Engenharia de Produção, e Metodologia e Técnica de Pesquisa.

Fato relevante é que, atualmente há, na Beontag, mais de dez engenheiros de produção que são egressos do curso de EPA, atuando em diversas áreas. Nesse sentido, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção, bem como as características da atuação nas áreas de produção, controle da qualidade, planejamento e controle da produção, gestão de projetos e desenvolvimento de novos produtos.

Visita técnica à Pro Solus do Brasil

No dia 14 de setembro, acadêmicos e docentes visitaram a Pro Solus do Brasil, empresa responsável pela produção de monitores de plantio e pulverizadores agrícolas. A ação é parte de atividades que integram as disciplinas de Sistemas Agroindustriais, Fatores de Produção Agropecuária, Planejamento e Controle da Produção, e Controle Estatístico da Qualidade.

Durante a visita, os acadêmicos puderam conhecer os processos produtivos e as diversas ferramentas de Engenharia aplicadas no desenvolvimento do trabalho da empresa.

Visita técnica ao Grupo Morena Rosa

Na última semana de outubro, acadêmicos que cursam as disciplinas de Introdução à Engenharia de Produção e Controle Estatístico da Qualidade, tiveram a oportunidade de visitar todo o complexo industrial do Grupo Morena Rosa, em Cianorte/PR, acompanhados dos respectivos docentes.

Na atividade em questão, os estudantes puderam conhecer diversas áreas da empresa, desde a fase de Criação e Estilo das marcas Morena Rosa, Maria Valentina, Zinco, Lebōh e IODICE; até as etapas de modelagem, pilotagem, estamparia, laboratório têxtil, corte e produção, armazenagem de tecidos e aviamentos e o centro de distribuição.

Lançamento do MBA em Melhorias e Otimização da Produção e Operações

No dia 05 de Novembro, no Anfiteatro da Unespar, campus de Campo Mourão, ocorreu a cerimônia de abertura da primeira turma do curso de pós-graduação “MBA em Melhorias e Otimização da Produção e Operações”, com participação de representações da gestão administrativa do Campus e de representações  municipais. 

O MBA em Melhorias e Otimização da Produção e Operações é um curso gratuito de Pós-Graduação Lato Sensu, coordenado pelo Colegiado de Engenharia de Produção Agroindustrial (EPA), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Visa a contribuição para a formação profissional, em métodos, técnicas e ferramentas para melhorias contínuas, e/ou inovações de processos/sistemas produtivos, assim como a otimização do uso de recursos nos processos/sistemas produtivos das organizações de bens e/ou serviços.

Público Alvo: Engenheiro(as), Engenheiros(as) de Produção, Administradores(as), Contadores(as), Economistas, Tecnólogos(as) ou profissionais com outra formação que atuam nas áreas de gestão da produção.

 SAIBA MAIS (CLIQUE AQUI)

Geografia

Entre os dias 11 e 14 de novembro de 2022, estudantes do curso de Geografia (licenciatura/bacharelado) da Unespar, campus Campo Mourão, realizaram uma aula prática de campo com visitas técnicas na cidade de São Paulo/ SP.

A aula teve como objetivo principal estudar a estrutura e o avanço da migração no Brasil, assim como o crescente processo de urbanização em uma metrópole. Entre conurbação, questões sociais e as migrações no território brasileiro, os alunos puderam conhecer um dos maiores centros migratórios e albergue do país, assim como museus e institutos de pesquisas voltados para esta temática. Além disso, puderam conhecer o histórico da formação do povo brasileiro e saber mais sobre a ligação da cultura futebolística ligada às questões culturais, sociais e raciais do nosso país. Questões como mobilidade urbana e migrações pendulares também foram abordadas no processo.

A ação contou com a organização dos docentes Larissa Donato, Valéria Postali, Mayra Stevanato, Gisele Onofre e Ricardo Bueno. A atividade foi voltada para as disciplinas de Geografia da população, Geografia urbana e rural, e Cartografia geral e temática.