Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Matemática promove oficina sobre educação antirracista

Curso de Matemática promove oficina sobre educação antirracista

por publicado: 07/07/2023 13h57 última modificação: 29/02/2024 11h09

No dia 03 de julho realizou-se a oficina "Por uma educação antirracista: o movimento negro pela educação, possibilidades e práticas no ensino de Matemática", ministrada por Lucas Alexandre de Lima, acadêmico do curso de História e representante discente do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) da Unespar/campus de Campo Mourão. A oficina foi coordenada por Valdete dos Santos Coqueiro, professora do Colegiado de Matemática e coordenadora do Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA) da Unespar/campus de Campo Mourão.

A oficina surgiu como uma necessidade de capacitação dos(as) docentes em formação do curso de licenciatura de Matemática da Unespar/campus de Campo Mourão para atuarem nas escolas da rede básica. Durante o evento, foi apresentado um breve histórico da luta do movimento negro pela educação, bem como da lei 10.639/03, que respalda o ensino das relações étnico-raciais na Educação Básica.

Segundo Lucas "é de extrema importância fomentar ações como essa, que possibilitem a formação de futuros professores(as) para uma educação antirracista. Acredito que essa ação possa inspirar outros cursos a tomarem iniciativas parecidas". Na opinião do estudante, esse assunto deve ser discutido em diversas instâncias e espaços da universidade, visando transformá-la em um espaço de acolhimento e cidadania.

A professora Valdete, por sua vez, ressalta que a universidade e, em especial os cursos de licenciatura, devem proporcionar uma formação mais abrangente e consciente aos(às) futuros(as) educadores, capacitando-os para promover, em seus espaços de atuação, uma educação inclusiva, que valorize a diversidade étnico-racial e combata o racismo.