Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Matemática promove oficina com participantes do CADI

Curso de Matemática promove oficina com participantes do CADI

publicado: 23/06/2023 08h57 última modificação: 29/02/2024 11h21

Nos dias 13 e 15 de junho, os (as) estudantes Alan Henrique de Lima Alves, Nathalia Chagas Silva e Vitoria Jeane Braiz Dias, do segundo ano do Curso de Matemática, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – campus de Campo Mourão, ministraram “Uma oficina sobre jogos matemáticos: contação de histórias com o Tangram, quadrado mágico e bingo de operações matemáticas básicas”. A oficina foi realizada com as participantes do Centro de Apoio e Desenvolvimento do Idoso (CADI) e fez parte da carga horária de curricularização da extensão da disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), sob coordenação da professora Valdete dos Santos Coqueiro e do professor Wellington Hermann.

Há oito anos, o CADI realiza ações multidisciplinares com pessoas que tem 60 anos ou mais. Atualmente, são beneficiárias (o) do projeto, aproximadamente, trinta mulheres e um homem, com idades que variam entre 60 e 94 anos. O CADI, que conta com a participação de diversos atores sociais, desde junho de 2022, faz parte do Programa de extensão UNESPAR 60+, cujo objetivo consiste em “[...] criar um espaço multidisciplinar para o desenvolvimento de ensino e pesquisas na área do envelhecimento humano”, bem como desenvolver práticas e conhecimentos que integrem, valorizem e aproximem os(as) idosos(as) à vida acadêmica (Resolução Nº 028/2021 – CEPE/UNESPAR).

Durante as oficinas, houve o relato das participantes evidenciando suas aprendizagens como a importância do desenvolvimento de raciocínio matemático, a concentração, a memória e a criatividade; demonstraram relações do Tangram com a produção de artesanatos e na costura de tecidos à máquina, como por exemplo, a disposição de peças do Tangram para a confecção de tapetes e colchas de retalhos e a compreensão da técnica do acabamento de canto mitrado.

Dona Maria Alves dos Santos, conhecida como Dona Santinha, estudante do CADI, expressou sua história de vida por meio de uma composição em painel branco, montagem e colagem de peças do Tangram. Juntamente com o auxílio das participantes do CADI e dos (as) estudantes de Matemática, ela expressou nesse painel a sua alegria ao ser aprovada no último vestibular de Pedagogia, da Unespar, tornando-a, agora, uma estudante universitária.

Vale ressaltar que no dia 15 de junho comemora-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi escolhida em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como forma de conscientização da sociedade, chamando a atenção para a existência de violações dos direitos, divulgando formas de denunciá-las e combatê-las, bem como a promoção do respeito às pessoas idosas.

Ações como as oficinas de jogos matemáticos, entre outras ações voltadas ao público idoso no ambiente universitário, constituem espaços de aprendizagens significativas e mobilizador de formas saudáveis de vida, indicando um compromisso com a educação de todos(as) ao longo da vida.