Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Letras realiza V Ciclo de palestras em Letras

Curso de Letras realiza V Ciclo de palestras em Letras

por publicado: 24/11/2023 08h55 última modificação: 29/02/2024 10h15

Nos dias 28 de novembro e 05 de dezembro de 2023, o Curso de Letras da Unespar Campus de Campo Mourão irá promover o V Ciclo de palestras em Letras, com o título “Decolonialidade: podemos, sabemos, existimos e agimos”. As palestras acontecerão às 19h30min, no Anfiteatro da Unespar Campus de Campo Mourão. O evento tem como objetivo promover espaço de debate interdisciplinar em torno do tema decolonialidade. O ciclo é dirigido aos estudantes de Letras, pós-graduandos e estudantes de outros cursos que tiverem interesse pelo tema.

O porquê do tema:

Tanto a colonialidade quanto a modernidade balizam-se por princípios de dominação. Nesse sentido, as colonialidades do poder (referente à organização econômica e política ampla que sustenta o arcabouço das demais colonialidades), do saber (referente à hegemonia da constituição do conhecimento científico), e do ser (referente à definição de padrões físicos, intelectuais europeus como superiores aos demais, atribuição de não humanidade a indígenas e negros, controle da sexualidade) atuam conjuntamente, deixando suas consequências nas relações sociais (QUIJANO, 2007). Para rebater o arcabouço das colonialidades, no campo científico, levantam-se inúmeras discussões sobre a decolonialidade, com objetivo de apontar a outras possibilidades e projetos para (re) construção de outro mundo possível, a partir da pluralidade de mundos estruturados, que se opõem ao imperativo do sistema dominante vigente, ancorado no capitalismo, no colonialismo, no racismo e no patriarcalismo.

Trata-se de um tema importante de ser discutido na universidade, à medida que diz respeito a ressignificar a vida social e revalorar aquilo e aqueles que foram discursivizados como inferiores.

As inscrições podem ser feitas através do link abaixo:

LINK