Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Geografia realiza trabalho de campo na Tríplice Fronteira

Curso de Geografia realiza trabalho de campo na Tríplice Fronteira

por publicado: 25/10/2023 15h53 última modificação: 29/02/2024 10h17

Os acadêmicos do 4º ano do Curso de Geografia (Licenciatura e Bacharelado), da Unespar Campus de Campo Mourão, realizaram nos dias 22 a 24 de Setembro de 2023, aulas práticas na Tríplice Fronteira – Brasil, Paraguai, Argentina, em Foz do Iguaçu, vinculadas às disciplinas Fundamentos de Geopolítica e Teoria e Método da Geografia, ministradas pelas professoras Dra. Larissa Donato e Dra. Claudia Chies. O trabalho de campo ainda teve a participação da Prof. Dra. Áurea Viana.

No dia 22, o primeiro local visitado foi a Sede da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, onde os acadêmicos participaram de uma palestra sobre o trabalho de controle de fronteiras. Na sequência, visitaram a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab, onde puderam conhecer características do islamismo e a interação entre diferentes culturas. A última visita do dia foi no Parque Nacional do Iguaçu. No local, vivenciaram a experiência de estar próximos à natureza, resgataram a importância da preservação ambiental, observaram a interação sociedade/natureza, a exploração turística das paisagens, em escala nacional e internacional.

Já no dia 23, o grupo atravessou a pé a Ponte da Amizade que liga o Brasil ao Paraguai. Foi possível, neste local, sentir a pressão da fronteira, o intenso movimento de circulação de pessoas e mercadorias, a diversidade étnico/cultural e as intensas desigualdades socioeconômicas. Ainda no mesmo dia, atravessou-se a fronteira com a Argentina. Na cidade de Porto Iguazú, visitou-se o Marco das Três Fronteiras e a Feira de produtos locais, sendo possível compreender características históricas, culturais e socioeconômicas.

No dia 24, a visita foi ao Parque das Aves, instituição focada na preservação das aves da Mata Atlântica. No local, o grupo vivenciou uma experiência encantadora de contato com a natureza e interação com espécies de aves e outros animais.

A Prof. Claudia Chies relata que “foi uma experiência única para os estudantes e professoras, uma oportunidade de obtenção de conhecimentos na prática, proporcionada pelo Curso de Geografia e pela Universidade Pública”. A professora Larissa acrescenta que “vivenciar a Geografia na prática faz com que o conhecimento seja realmente aplicado e, as diferentes culturas e relações sociais e econômicas, marcam a geopolítica das fronteiras”.

A viagem foi parcialmente financiada pela Unespar Campus de Campo Mourão, com o custeio do ônibus, cabendo aos estudantes apenas os custos de alimentação e hospedagem.