Curso de Geografia faz atividade extensionista em Unidade de Conservação mourãoense
geral, extensão
No último sábado (05) os professores do Curso de Geografia convidaram estudantes e sociedade a participar da prática “Manejo Florestal da Estação Ecológica do Cerrado” e também para o início da segunda etapa do projeto de extensão “Mãos na Mata”. A atividade buscou integrar estudantes dos dois cursos (licenciatura e bacharelado em Geografia), além de promover a manutenção da Unidade de Conservação que fica sob administração da UNESPAR, em específico dos professores Dr. Oseias Cardoso e Dra. Ana Paula Colavite.
De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC – Lei Federal nº 9985/2000) uma unidade desta categoria (estação ecológica) busca preservar a natureza e servir de laboratório para a realização de pesquisas científicas. Ter uma área desta em Campo Mourão, portanto, é também ter em mãos um instrumento de/para educação ambiental e salvaguarda de um bioma já tão ameaçado.
Segundo a Prefeitura Municipal, o cerrado mourãoense ocupava cerca de “102 km², porém com a pressão exercida pelos processos de colonização e imobiliário a área reduziu-se a 0,7% em pequenos fragmentos (...)” – daí a importância social, educacional e científica de atividades como esta proposta pelo Curso de Geografia. Para contribuir com a existência da área, durante a manhã os presentes foram divididos em grupos monitorados por professores do Colegiado que, de maneira ordenada, executaram diferentes tarefas, como poda de árvores, retirada de espécies invasoras, coleta e gestão de resíduos, limpeza de trilha, etc.
Os presentes foram recepcionados com um delicioso café da manhã e ao término da atividade compartilharam de um saboroso almoço.