Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop "Turismo de Valor: eu faço parte!" aconteceu na última terça-feira (25)

publicado: 26/10/2022 19h28 última modificação: 29/02/2024 14h56

Na última terça-feira (25), no Hotel Piacentini de Campo Mourão, aconteceu o Workshop "Turismo de Valor: eu faço parte!", evento realizado em parceria entre Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (SEIDEC); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão, por meio do curso de Turismo e Meio Ambiente.

Participaram da atividade membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (CODECAM), via da Câmara Temática de Cultura e Turismo; Conselho Municipal de Turismo (COMTUR); Instância de Governança Turística Regional (COMCAMTUR); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Serviço Social do Comércio (SESC); Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR); Banco Estadual Fomento Paraná; além de mais de 40 empresários do setor turístico de Campo Mourão dos setores de hospedagem, agenciamento, transportes, alimentos e bebidas, cultura, eventos e lazer e entretenimento.

A palestra foi conduzida por Thaíse Bueno, graduada em Turismo e Hotelaria, com MBA em Marketing e Comunicação, e mais de 10 anos de atuação na área de consultoria empresarial turística. Tem focado sempre na aceleração de negócios turísticos. Além de promover a aproximação entre empresários do setor, universidade e poder público, o evento permitiu a troca de experiências dos profissionais que atuam na área e a formação de um Grupo de Trabalho que estará dedicado na construção de um Plano de Ações Turísticas que será executado ao longo dos anos de 2023-2024.

Estas ações estarão direcionadas para atender todo o trade local (meios de hospedagem, agências de viagens, empresas de transportes, equipamentos de alimentos e bebidas, empreendedores culturais, organizadores e promotores de eventos, além de prestadores de serviços de lazer e entretenimento) e visam, sobretudo, focar esforços na comunicação e marketing dos negócios já existentes, bem como estruturação de novos produtos e serviços que diversifiquem a oferta local, ampliem o consumo e fortaleçam o setor como um todo.

No dia 29 de novembro deste ano será realizado o próximo evento que dá sequência a esta iniciativa e também nele já será lançada uma campanha de estímulo e consumo turístico visando os meses de dezembro e janeiro. A proposta a ser apresentada na ocasião é justamente fruto do trabalho coletivo do Grupo de Trabalho formado nesta manhã necessária e produtiva para o setor de Campo Mourão.

De acordo com as avaliações do Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Sr. Eduardo Akira Azuma, "mesmo antes da pandemia, a percepção era de que o setor caminhava muito na base do cada um por si. O evento nos mostrou que há interesse e é possível conciliar as demandas de acordo com o que cada um sabe fazer de melhor. A presença de mais de 30 empreendedores do setor, da universidade, poder público e sociedade civil nos dá inspiração e motivação para futuras ações para o setor turístico".