Prograd e Propedh realizam balanço das atividades que marcaram o lançamento das bases para a construção do Programa de Diminuição e Acompanhamento dos Níveis de Evasão Estudantil da Unespar
Ensino
Desde as realizações das Semanas Pedagógicas de 2023 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e a Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh) conversaram com os docentes de todos os cursos a fim de discutir a evasão e a permanência estudantil na Unespar.
Os encontros ocorreram presencialmente entre março e abril deste ano e contaram com a presença de docentes, das direções de campus, direções de Centros de Áreas e coordenações de cursos. Os encontros aconteceram nas seguintes datas: 4/3 no campus de Curitiba II/FAP, 7/3 no campus de Campo Mourão, 13/3 no campus de Apucarana, 28/3 no campus de Curitiba I/Embap, 4/4 no campus de Paranaguá, 13/4 no campus de União da Vitória e 19/4 no campus de Paranavaí.
Na oportunidade, foram apresentadas e debatidas as bases do “Programa de Diminuição e Acompanhamento dos Níveis de Evasão Estudantil na Unespar”, que constitui uma ação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027, o qual indica como um dos objetivos da Política de Ensino de Graduação, a criação de mecanismos institucionais para redução da evasão de estudantes nos cursos de graduação, apresentando com uma das metas, a implantação do Programa de redução da evasão estudantil na Unespar. O referido Programa deve mobilizar toda a comunidade acadêmica para conhecer, refletir e discutir medidas possíveis para minimizar os efeitos dessas problemáticas.
Para as pró-reitoras da Prograd, Marlete Schaffrath, e da Propedh, Andrea Sério Bertoldi, “a evasão e a permanência estudantil são fenômenos bastante complexos do ponto de vista socioeducacional e será preciso que conheçamos conceitos, fundamentos teóricos e perspectivas de uma práxis capaz de compreendê-los e buscar responder suas demandas na Unespar”.
Interessados em conhecer melhor o escopo do Programa e as perspectivas teóricas que embasaram as discussões que foram empreendidas nos campi, podem acessar o Relatório dos Encontros sobre Evasão e Permanência Estudantil.