Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra "Desafios dos territórios às mudanças climáticas" aconteceu na última quinta-feira (27) com pesquiadores da Unespar e UniLicungo

Palestra "Desafios dos territórios às mudanças climáticas" aconteceu na última quinta-feira (27) com pesquiadores da Unespar e UniLicungo

Pesquisa

publicado: 29/10/2022 20h32 última modificação: 29/02/2024 14h56

Na última quinta-feira (27), às 11h no horário de Brasília (BR) e 16h no horário de Moçambique (MZ), aconteceu a palestra online intitulada "Desafios dos territórios às mudanças climáticas". A atividade contou com a participação da docente e pesquisadora Profa. Dra. Aurea Viana de Andrade, e dos docentes e pesquisadores Me. Queran Narandas Esmael e Prof. Dr. Mário Silva Uacane.

No âmbito da extensão universitária, associada ao estreitamento de relações acadêmicas entre Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade de Licungo (UniLiungo), por intermédio do Grupo de Pesquisa Estudos Ambientais e Paisagens (GPEAP), no qual os pesquisadores são atuantes, foi realizada a palestra científica voltada para estudantes de graduação e pós-graduação de ambos os países. A motivação para a ação surge no âmbito da busca da internacionalização de ambas as Universidades, na qual a professora Aurea dirigiu uma fala acerca da temática associada às linhas de pesquisa do mestrado em Gestão Ambiental, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Licungo (UniLicungo), em Moçambique

De acordo com os apontamentos feitos pela docente, “quando o debate trata sobre os efeitos das mudanças climáticas, normalmente a abordagem circula em torno de acordos globais, portanto os territórios e a governança territorial local são deslocados para uma posição mais periférica. Nesse sentido, nosso debate tem o intuito de trazer essas temáticas para o epicentro de discussões, pois tais mudanças climáticas ameaçam diretamente os territórios, afetando também os elementos básicos da vida humana, em termos de acesso à água, de produção de alimentos, de saúde e do meio ambiente”.

A pesquisadora também ressalta que, "esta ação entre Unespar e UniLicungo, fruto da parceria que estamos estabelecendo com os professores Mário e Queran é apenas o primeiro passo; nossa intenção é fortalecer a internacionalização da Unespar, com cooperação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, numa relação horizontal entre as duas instituições". E reforça que, "para 2023, ações mais efetivas estão sendo planejadas, de modo presencial".

 

Sobre os palestrantes

  • Áurea de Andrade Viana: Pós-Doutora em Geografia, no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra, Portugal. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Estágio no Dipartimento Interateneo di Scienze, Progetto e Politiche del Territorio (DIST) da Università Politecnico di Torino (Unito), Itália. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduação em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam). Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), e do curso de graduação em Geografia da Unespar, campus de Campo Mourão. Atua na área de Epistemologia da Geografia, Geopolítica e Estudos territoriais. Desenvolve projetos de Pesquisa e extensão em desenvolvimento territorial e em Arte e Cultura. Líder do grupo GERA (Grupo de Estudos de Desenvolvimento Regional: Econômico, Político, Cultural, Social e Ambiental). Pesquisadora do Centro de estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra, de Portugal; e da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG).
  • Queran P. Narandas Esmael: Doutoranda em Geografia Humana, na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal. Mestre em Planeamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), e em Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade Nova de Lisboa (ULisboa). Licenciada em ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Moçambique (UP-Beira).
  • Mário Silva Uacane: Doutor em Geografia pela Universidade Pedagógica de Moçambique, em coordenação com a Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Gestão Agroflorestal de Recursos Naturais pela Universita Politécnica Delle Marche, da Itália. Graduação em Ensino de História e Geografia pelo Instituto Superior Pedagógico (UP-Maputo), de Moçambique.


Sobre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Licungo 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) é uma das unidades da Universidade Licungo (UniLicungo), uma Instituição de ensino superior público criada à luz do Decreto n° 3/2019, do Conselho de Ministros do Governo de Moçambique (MZ). Em sua estrutura interna, a Faculdade contempla os seguintes departamentos acadêmicos: a) Departamento de Engenharia; b) Departamento de Ciências Naturais; c) Departamento de Matemática e Estatística; d) Departamento de Ciências da Terra e Ambiente. Este último, oferece cursos de graduação em Geografia; Gestão Ambiental para o Desenvolvimento Comunitário e, o mais recentemente, Licenciatura em Geografia Aplicada ao Planeamento e Ordenamento Espacial. Dessa maneira, foi possível iniciar ações em parceria com a Unespar, por intermédio da professora Aurea,  como ponto focal da internacionalização da Faculdade.

De acordo com o professor Uacane, "do rol de actividades de extensão Universitária, conta-se com a realização de actividades de pesquisas conjuntas, palestras, participação bilateral em cursos de curta duração, em diversas especializações, e mobilidades docente e discente, mediante acordos a serem celebrados nos próximos tempos". Em relação à projeção de uma parceria formalizada entre Unespar e UniLicungo, e as tratativas em andamento, de acordo com o professor Mário, "no Departamento de Ciências da Terra e Ambiente, a FCT contará com muitos parceiros académicos; nomeadamente, com a Universidade Estadual do Paraná".


 

Texto: Milleni Bezerra Moreira - Assessoria de Comunicação, campus de Campo Mourão (comunicacao.campomourao@unespar.edu.br)