Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro que analisa os 40 anos de obra da escritora Valesca de Assis é lançado em cerimônia na PUCRS, com participação de pesquisadora do PPGSeD

Livro que analisa os 40 anos de obra da escritora Valesca de Assis é lançado em cerimônia na PUCRS, com participação de pesquisadora do PPGSeD

Pesquisa

publicado: 07/11/2022 10h06 última modificação: 29/02/2024 14h55

Visando fortalecer laços entre universidades, no início do mês de outubro, no prédio da biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, a docente pesquisadora Wilma dos Santos Coqueiro participou do lançamento oficial do livro de crítica literária Incursões pela ficção de Valesca de Assis: os pampas das mulheres, publicado pela editora JASVENS, em dezembro de 2021.

O livro contextualiza e analisa a obra da autora Valesca de Assis, discutindo representações do feminino em sua literatura dos últimos quarenta anos. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente, a escritora também é professora de História especializada em Ciências da Educação e ministrante de oficinas de escrita criativa. Estreou como escritora em 1990, com a publicação de A valsa da Medusa.  Em 2017, a autora foi escolhida como Patrona da Feira do Livro de Porto Alegre.

Na ocasião, participaram do evento os organizadores da obra, Vicentônio Silva (UEL) e Wilma Coqueiro, bem como as autoras de capítulos Ana Zukoski (UEM), Maria Eunice Moreira e Ariane Luisa Nedel (PUCRS). A conferência contou com a participação especial da escritora Valesca de Assis, que também compartilhou com a plateia os modos de seu fazer literário, discorrendo acerca das particularidades do uso de formas e de conteúdo.

Importantes nomes da crítica literária – entre eles, a professora Regina Kohlrausch e Vera Teixeira de Aguiar – e da criação literária – com destaque ao escritor Luiz Antonio de Assis Brasil e ao poeta José Eduardo Degrazia – também prestigiaram o evento que contou com o apoio logístico e operacional do DELFOS – Espaço de Documentação e Memória Cultural.

 

Sobre a pesquisadora

A professora Coqueiro é doutora em Letras (UEM) e integra o Colegiado de Letras Português-Inglês da Unespar, campus de Campo Mourão, desde sua aprovação em concurso público de 2010. Nesse período, orientou mais de 30 trabalhos de Iniciação Científica (IC), incluindo Iniciação Científica Junior. Desde o segundo semestre de 2021, integra também o Programa de Pós Graduação em Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), ministrando disciplina voltada aos Estudos Culturais e orientando trabalhos na área de Literatura de Autoria Feminina e Literatura e Ensino.

Sempre com o foco dos seus estudos na área de Literaturas de minorias marginalizadas, sobretudo a feminina, tem participado ativamente de eventos, dentro e fora do Brasil, assim como de publicação de livros de sua autoria ou como organizadora junto a outras autoras. Entre os eventos, podem ser citados: o V Congresso Internacional em Estudos Culturais: Género, Direitos Humanos e Ativismos, em Aveiro, Portugal, em 2016; o V CIELLI: Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários,  em 2018, em Maringá; o 3º Seminário Internacional Desfazendo Gênero, em Campina Grande, em 2017; o II Congresso Nacional de Ensino-Aprendizagem de Línguas, Linguística e Literaturas (CONAEL) e III Jornada de Letras do IFSP, em 2021, em Avaré; o III Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ e IV Seminário da Sociedade dos Leitores Vivos, em Aquidauana, em 2021.

Em relação à organização de eventos, a pesquisadora tem participado da organização do Seminário Afro-[R]existência, desde a 2ª edição em 2020 e dos encontros do Grupo de pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC). Também participa, em parceria com o professor Sandro Adriano da Silva, do projeto de extensão voltado ao estudo da literatura de autoria feminina em língua portuguesa, Rotas e desvios de leituras: literatura de autoria feminina contemporânea, atualmente em sua segunda edição, que tem como um dos objetivos discutir as construções e desconstruções do feminino por diversos fatores, tais como gênero, raça e classe social em obras literárias de autoras mulheres.

Em relação às produções acadêmicas, além de capítulos e artigos em periódicos, publicou, em 2021, os livros Poéticas do deslocamento: o Bildungsroman de autoria feminina contemporânea e De mulheres e casas: o espaço romanesco e patriarcal em Rachel de Queiroz. Ademais, tem organizado coletâneas voltadas aos estudos de escritas de minorias, tais como: Do silêncio à insurgência: percursos da literatura afro-brasileira (2021),  pela Editora Bordô-Grená, em parceria com Ana Zukoski e André Eduardo Tardivo;; Mulheres do fim do mundo: representações da literatura negra feminina (2022), com Ana Zukoski e Natacha Esteves, pela Editora Fecilcam; e Entre Afro-[R]Existências:(re)construindo conceitos e histórias (2022), em parceria com Fabiane Freire França e Valdete dos Santos Coqueiro, pela Editorial Casa.

 

Outras atividades importantes de 2022

Em 2022, além das publicações e eventos mencionados, devido a sua atuação em Literatura Portuguesa, por ocasião do centenário de nascimento do celebrado e premiado escritor português José Saramago, a docente publicou a coletânea Saramago: memorial do feminino, organizada em parceria com Ana Zukoski e Vicentônio Silva; e também organizou o Webinário Alabardas, alabardas!: Centenário de José Saramago & um memorial feminino, em parceria com o professor Sando Adriano da Silva (UNESPAR), ocorrido em  03 e 04 de junho e que contou com participações de vários lugares do Brasil e até mesmo do Portugal.

Além disso, será lançado ainda nesse ano o livro Sociedade e Desenvolvimento: interfaces sociais, artísticas e culturais da condição feminina na atualidade. Em parceria com o professor Cleverson Molinari Mello (PPGSeD/UNESPAR) e Pedro Leão da Costa Neto (UTP), o livro – viabilizado pelo Programa de Pós Graduação em Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) – conta com capítulos de autores/as vinculados/as ao programa, assim como de outras IES, apresentando pesquisas de caráter interdisciplinar, o que caracteriza o programa. Com produções oriundas de áreas diversas, tais como: Letras, História, Educação, Filosofia, Artes, Secretariado Executivo, Administração e Economia. A proposta da coletânea é discutir, por meio de diversas perspectivas analíticas e diversidade teórica, a relação entre a mulher e a sociedade em seu desenvolvimento.