Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III SIPEC acontecerá entre os dias 07 e 10 de novembro

III SIPEC acontecerá entre os dias 07 e 10 de novembro

por publicado: 03/11/2022 15h23 última modificação: 29/02/2024 14h56

Na próxima segunda-feira, dia 07 de novembro, a Universidade Estadual do Paraná - Unespar, por meio das Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) realizará, de forma online, a terceira edição do Seminário de Integração: Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação Tecnológica (SIPEC). O evento congrega VIII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, V EAEX - Encontro Anual de Extensão e Cultura e III EAITI - Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação, com a temática “Pesquisa, extensão, cultura e inovação e tecnologia: experiência, conexões e descobertas”.

O Encontro caracteriza-se como um evento institucional que tem como objetivo disseminar, junto à comunidade interna e externa da Universidade, a produção científica, tecnológica, de inovação e extensionista, desenvolvida no âmbito dos programas PIC, PIBIC, PITI, PIBITI, PIBEX e PIBIS, a fim de possibilitar o intercâmbio e a reflexão acerca de pesquisas e de projetos extensionistas desenvolvidos por acadêmicos da Unespar, nas diversas áreas do conhecimento. Tais pesquisas e projetos de extensão contam com a orientação e supervisão de docentes dos sete campi da Unespar, são desenvolvidas no período de 12 meses,  apresentam os resultados de um ano de trabalho em prol da ciência, da pesquisa, da inovação, da extensão da e cultura. O SIPEC apresenta-se, portanto, como uma das principais atividades para o desenvolvimento e consolidação da pesquisa e extensão, e de seus resultados, na Universidade.

Esse evento, que ocorre desde 2020, congrega o Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar (EAIC) da Unespar, realizado a partir de 2015 e já sediado pelos campi de Campo Mourão (2015), Paranavaí (2016), Apucarana (2017), Paranaguá (2018), Campo Mourão (2019) e realizado de forma remota (2020, 2021). O Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação da Unespar (EAITI), aconteceu pela primeira vez no ano de 2020, juntamente à primeira edição do SIPEC, possibilitado pelo início do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PITI/PIBITI) da Unespar, em 2019. O Encontro Anual de Extensão e Cultura (EAEX) teve sua primeira edição realizada em 2018, em Paranaguá, e ocorreu no mesmo período do EAIC. Em 2019, o EAEX foi realizado em Campo Mourão e, a partir de 2020, considerando o contexto da pandemia de Covid-19, passou a realizar-se de forma on-line. Também em 2020, considerando que os eventos são realizados de forma simultânea, definiu-se pela realização em conjunto, originando-se o Seminário de Integração: Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação Tecnológica.

Acesse a programação e outras informaçoes na página oficial do evento, por meio do link abaixo.

PÁGINA SIPEC (CLIQUE AQUI)