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Conheça o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Unespar

Pesquisa

publicado: 27/10/2022 10h58 última modificação: 29/02/2024 14h56

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) completará quatro anos de existência em 2022. O Mestrado Acadêmico em Educação Matemática figura entre os poucos no Brasil que dispõem de uma matriz curricular toda voltada para o ensino de Matemática, com um público-alvo específico de docentes que já atuam em instituições educativas.

O PRPGEM divide-se em duas linhas de pesquisa: i) Conhecimento, linguagens e práticas formativas em educação matemática; ii) Tecnologia, diversidade e cultura em educação matemática. Com esse modo de organização, almeja-se o fortalecimento e o avanço do ensino e da pesquisa em Educação Matemática nos campos epistemológico, diversidade e cultura, linguagens, pedagógico, metodológico e tecnológico, por intermédio da pesquisa científica.

De volta ao ano de 2012, um grupo de pesquisadores de vários campi se reúne para pensar acerca de um programa com foco na educação matemática, a partir da necessidade de traçar estratégias. Nesse sentido, após inúmeras reuniões para o alinhamento de ações e ideias, percebeu-se uma concentração maior nos campi de União da Vitória e Campo Mourão. Feitas as tratativas iniciais com a CAPES, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), como forma de promover melhorias na infraestrutura, salas de videoconferência foram instaladas para a realização de atividades simultâneas, no modelo interunidades. Dessa maneira, a coordenação do Programa pôde dispor uma gestão administrativa compartilhada entre os campi, com o intuito de facilitar o manejo de processos, sendo o coordenador titular o Prof. Dr. Everton José Goldoni Estevam, do campus de Campo Mourão, e a Profa. Dra. Maria Ivete Basniak, a coordenadora adjunta, do campus de União da Vitória.

De acordo com o professor Estevam, “estamos falando de 500 km, se pensarmos em relação aos raios adjacentes podemos facilmente falar de um diâmetro de mil quilômetros entre uma unidade e outra, o que amplia o alcance para o desenvolvimento de atividades por parte dos alunos”. O pesquisador também frisa que o programa tem integrado o processo de interiorização do ensino superior, à medida que as atividades intercampi sensibilizam pessoas no entorno. Além disso, o pesquisador ainda observa que a interação cultural é muito importante, uma vez que “ambas as regiões têm características culturais, históricas e geográficas diferentes”, e que “o retorno pós-pandemia facilitou os encontros presenciais, o que auxilia na concretização de atividades e da tessitura social que sustenta o Programa”. Nesse sentido, a coordenadora adjunta, professora Basniak também reforça, “em virtude da proximidade do município de União da Vitória com Porto União, recebemos muitos alunos vindos do estado de Santa Catarina”.

Em relação à última avaliação quadrienal promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o professor Estevam reforça que “o fato de a ação ter sido efetuada em relação ao período de 2017-2020 dificultou a avaliação dos trabalhos produzidos até então, pois o programa participou apenas de forma parcial, com o período de 2019-2020. Entretanto, o pesquisador contrapõe que, nesse processo, já houve um indicativo de trabalhos aderentes às linhas de pesquisa e respectivas temáticas, com relevância dentro do atual contexto nacional.

O docente também pontua que, “com a pandemia, a periodicidade das ações foi comprometida, pois os espaços de atuação dos pesquisadores – que são as escolas – foi fechado, com proibições a determinadas atividades – emitida por órgãos oficiais – e passou-se ao âmbito virtual. Ainda assim, esse cenário adaptado fez com que o foco das pesquisas também se voltasse para o questionamento dessa nova realidade e novas possibilidades na conjuntura educacional, para lidar com o ensino remoto, híbrido, entre outros”.

Em relação às premiações recebidas por projetos desenvolvidos ao longo dos anos, há egressos/as que hoje estão em programas de doutorados, em instituições diversas, dando continuidade às suas vidas acadêmicas. Nesse sentido, é possível mencionar o Encontro brasileiro de Pós-graduandos em Matemática (EBRAPEM), organizado com o objetivo de discutir pesquisas e resultados. O PRPGEM, mesmo recente em sua criação, figurou entre as instituições de ensino brasileiro com participação massiva. É possível ainda mencionar o V Festival de Vídeos Digitais em Educação Matemática, que aconteceu de forma híbrida a partir do projeto “Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância”, promovido pela UNESP, campus Rio Claro, com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da agência de fomento CNPq. Em 2021, a primeira participação da egressa Renata Camargo dos Passos Barros (PRPGEM) se deu em sua quinta edição, concorrendo com oito vídeos em duas categorias distintas – “Comunidade em Geral” e “Professores em Ação” e sendo vencedora com o vídeo “O aniversário de Bernardo & as funções dos números” (produzido em parceria com a também egressa do PRPGEM, Cássia Edmara Coutinho Murback Maggioni e seu filho Bernardo); e duplamente premiada com o vídeo “Formas Geométricas Bi e Tridimensionais na Imagem e Fotografia”. A egressa também participou do VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática (2022), com dois vídeos nas categorias “Anos Finais do Ensino Fundamental” e “Professores em Ação” que também foram premiados, sendo eles “Feira livre dos Polinômios” e “A Compostagem e a Matemática”.

No que diz respeito aos projetos de pesquisa vinculados à PRPPG, e fomentados por agências nacionais de apoio à pesquisa acadêmica, o PRPGEM atualmente conta com aproximadamente 15 projetos de pesquisa em andamento, que geram frutos e auxiliam na continuidade de atividades do Programa e ações conjuntas. Praticamente todos os docentes são líderes ou vice-líderes de grupos de pesquisa reconhecidos pelo CNPQ como: GEPeDiMa - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática; GEPTEMatE - Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística; GEPEFOPEM - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática; GPEG - Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria e o GPEG - Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria.

Além disso, o Programa tem a preocupação de desenvolver estratégias de aprimoramento acadêmico tanto para pesquisadores docentes e discentes, que têm bolsas fomentadas por agências e, recentemente, e pela cota institucional da Unespar – com processo mediado pela PRPPG, ao longo dos anos. Mais recentemente, também integrou o edital de concessão de bolsas de pós-doutorado estratégico promovido CAPES, ampliando seu alcance. Ainda em relação à essa instituição fomentadora, importante ressaltar que, por meio do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), os recursos recebidos anualmente têm sido destinados ao processo de internacionalização do Programa. O professor Estevam ressalta que “esses recursos tem sido utilizados para revisões e traduções de artigos para periódicos”, também frisando que a dimensão extensionista é um dos focos do Programa, seja nos grupos de estudos, cursos, discussões que incidem na questão da formação continuada, com ações específicas em determinados bairros e regiões, com alunos de instituições educativas.

Além disso, o Programa conta com ações de cooperação como a de 2019, quando o Prof. Dr. Arthur Belford Powell, da Rutgers University (EUA) esteve presente para ministrar palestras. Além disso, docentes de outras regiões do Brasil já participaram de atividades como as que foram ministradas pela Profa. Dra. Rosinalda Teles, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); pela Profa. Dra. Nilce Fátima Scheffer, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS) e pela Profa. Dra. Daniela Reyes-Gasperini, docente do Instituto Superior de Professores Dr. Joaquin V. Gonzalez, em Buenos Aires, Argentina. Além disso, dentro dos estudos da didática francesa, foram realizadas atividades com pesquisadores da França, etc.

Em relação às futuras propostas de trabalho, o professor Estevam reforça que o Programa planeja trazer pesquisadores do exterior para desenvolvimento de ações direcionadas, disciplinas, concentradas. Nesse sentido, o coordenador reforça que o Programa pretende promover ampliação de parcerias, teorias, objetos de investigação e divulgações, além de desenvolver acordos de cooperação que tem tramitado no ERI, a partir de ações em Portugal e Espanha, para subsidiar essa demanda.

Recentemente, no início de setembro, o PRPGEM deu abertura o processo seletivo, disponibilizando 20 vagas para ingresso na turma de 2023, o prazo se encerra em 20 de fevereiro de 2023 – o que possibilita a flexibilização do processo de organização de futuros/as ingressantes. Confira outras informações na página oficial do Programa, por meio do link disponível abaixo.

PÁGINA OFICIAL PRPGEM (CLIQUE AQUI)

 

Texto: Milleni Bezerra Moreira - Assessoria de Comunicação, campus de Campo Mourão (comunicacao.campomourao@unespar.edu.br).