Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho de Câmpus discute o orçamento participativo para 2024

Conselho de Câmpus discute o orçamento participativo para 2024

por publicado: 01/03/2024 14h32 última modificação: 01/03/2024 14h39

No dia   27 de fevereiro, foi realizada a 1ª reunião do Conselho de Câmpus da UNESPAR - Câmpus de Campo Mourão para o ano de 2024. O principal item de pauta foi o início dos debates sobre a implantação do Orçamento participativo 2024.

O Diretor do Câmpus, professor Dr.  João Marcos Borges Avelar, explicou aos participantes que se tratava de uma primeira reunião informativa, com a presença de alguns   responsáveis de setores da gestão, que estavam incumbidos de prestar informações vitais   sobre os procedimentos de padronização e eficiência das ações administrativas, com objetivo de fornecer subsídios para a discussão do orçamento participativo e da otimização do atendimento das demandas dos colegiados.

O objetivo da Direção do Câmpus é promover um profundo debate sobre as demandas dos Colegiados e Setores, de forma que todos possam opinar, indicar e dialogar com a Direção sobre como os recursos orçamentários do câmpus devem ser aplicados no ano de 2024. Isso tende a tornar o processo orçamentário mais democrático, justo e eficiente.

A Divisão de Planejamento, coordenada pela Professora Dra. Andrea Groff, disponibilizará até o dia 10 de março, um relatório contendo os pedidos já realizados pelos Colegiados e um formulário para que sejam inseridas novas demandas. Cada Colegiado ou Setor deverá promover o debate com seus pares e apresentar no prazo de 30 dias as suas reivindicações. Posteriormente, a Direção juntamente com o Conselho de Câmpus determinará a prioridade de execução das ações conforme a capacidade orçamentária do Câmpus. Essa decisão será tomada pelo Conselho de Câmpus, com base em um planejamento amplamente debatido.

Na reunião também foram destacados os novos critérios de distribuição do Orçamento para 2025, que considerará a infraestrutura (Câmpus Silvio Turci, Moradia Estudantil, Estação do Cerrado), bem como os Programas de Mestrado e Doutorado, a quantidade de estudantes e a qualidade nos parâmetros de avaliação do MEC).  Esses fatores permitirão um maior Orçamento do Câmpus de Campo Mourão para 2025.

Participaram da reunião os seguinte conselheiros e convidados: João Marcos Borges Avelar, Ceres América Ribas, Adalberto Dias de Souza, João Henrique Lorin,  Jorge Leandro Delconte Ferreira, Jesus Crepaldi, Rony Peterson da Rocha, Astor Weber, William André, Everton José Goldoni Estevam, Wanessa Gorri de Oliveira, Cyntia Simioni França, Jorge Pagliarini Junior, Veridiana Rezende, Bruno Flavio Lontra Fagundes, Ricardo Marques de Mello, Andreia Nakamura Bondezan, Rosefran Adriano Gonçales Cibotto, Analéia Domingues, Vinícius Gonçalves Vidigal, Joyce Evellyn da Silva Cruz e Pedro Henrique Caires de Almeida. Justificaram ausência os seguintes conselheiros: Marcos Junio Ferreira de Jesus, Raquel Lage Tuma, Marcos Clair Bovo, Wilma dos Santos Coqueiro e Oséias Cardoso. Participantes convidados: Angelo Ricardo Marcotti, Andrea Groff, Marcos Senger Specalski, Mayson Cândido Inácio e Wagner Wanderbroock.

O Coordenador Administrativo, Prof. Me. Wagner Wanderbroock, e o Chefe da Divisão de Administração e Finanças, Angelo Ricardo Marcotti, estão organizando suas equipes para orientar os docentes e agentes sobre como implementar o Orçamento Participativo.