Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CONSELHO DE CAMPUS APROVA O ORÇAMENTO DE CUSTEIO PARA O ANO DE 2025

CONSELHO DE CAMPUS APROVA O ORÇAMENTO DE CUSTEIO PARA O ANO DE 2025

por publicado: 14/11/2024 13h09 última modificação: 14/11/2024 13h22

O Conselho de Campus realizou no dia 11 de novembro a 6ª reunião anual e aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, no valor total de custeio de R$ 2.787.079,33 (dois milhões e setecentos e oitenta e sete mil e setenta e nove reais e trinta e três centavos).
Na reunião foram aprovados os tetos de gastos de cada rubrica orçamentária, considerando as despesas obrigatórias do Campus (energia elétrica, água e esgoto, serviços de limpeza, estagiários, segurança e demais contratos de serviços contínuos), além de outras manutenções necessárias no Campus.
Além, das despesas obrigatórias, que não podem ser alteradas, existe um grupo de rubricas que podem ter seus recursos remanejados durante a execução do Orçamento Anual, caso o Conselho de Campus e a Direção Geral considerem necessário para atender às demandas dos Colegiados e Setores Administrativos.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO APROVADO NO INÍCIO DE 2024

1ª REUNIÃO DO CONSELHO DE CAMPUS EM 2024

No dia 27 de fevereiro de 2024, na 1ª reunião do Conselho de Campus do ano, foi aprovada a implantação do Orçamento participativo. Todos os Colegiados e Setores Administrativos foram convidados pela Divisão de Planejamento e puderam encaminhar suas demandas, conforme orientação da Direção Geral.
A Divisão de Planejamento, coordenada pela Professora Dra. Andrea Groff, disponibilizou um relatório contendo todos os pedidos já realizados à Direção pelos Colegiados e Setores Administrativos, permitindo atualizar as demandas e incluir novas solicitações.
Groff enfatiza que “havia solicitações em duplicidade e com descritivo insuficiente, a Divisão solicitou aos requerentes a atualização dos pedidos e a complementação de descritivos bem como disponibilizou formulário para a inserção de novas demandas. Posteriormente, a Divisão de Planejamento organizou os pedidos e encaminhou à Direção. Parte das demandas foram atendidas, algumas ainda aguardam conclusão de processo licitatório e outras serão inseridas em processos licitatórios a serem realizados no próximo ano.”
A chefe da divisão destacou que parte das solicitações ainda aguardam o retorno dos requerentes, permitindo que os novos pedidos sejam planejados e discutidos em outros momentos pelo Conselho de Campus.
O Diretor do Campus, Professor Dr. João Marcos Borges Avelar, destacou que a Criação do Orçamento Participativo teve como objetivo prestar informações vitais sobre os procedimentos de padronização e eficiência das ações administrativas e fornecer subsídios para a otimização do atendimento das demandas dos colegiados.
Avelar ainda comentou sobre a importância do Orçamento Participativo, “buscamos promover um profundo debate sobre as demandas dos Colegiados e Setores, de forma que todos pudessem opinar, indicar e dialogar com a Direção sobre como os recursos orçamentários do campus devem ser aplicados, tornando o processo orçamentário mais democrático, justo e eficiente” e destacou que para o Orçamento Anual de 2025 pretende-se aplicar a mesma metodologia utilizada em 2024.