Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Matemática adquire Impressora 3D

Colegiado de Matemática adquire Impressora 3D

por publicado: 13/12/2023 10h56 última modificação: 29/02/2024 10h14

No dia 11 de dezembro de 2023, o Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Campo Mourão, celebrou uma importante conquista, ao receber uma impressora 3D destinada ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM).

A aquisição da impressora é de uma verba específica da Pró-reitoria de Extensão e Cultura dirigida pela professora dra. Rosimeire Darc, com a finalidade de melhorar as estruturas das DECs - Divisões de Extensão e Cultura dos campi e contou com trabalhos técnicos imprescindíveis das agentes universitárias Merline Cristina Faustino e Giseli Ratiguieri.

O Chefe da DEC de Campo Mourão, professor Sérgio Luiz Maybuk, dentre várias alternativas de direcionamento da verba e em comum acordo com o diretor do campus professor dr. João Marcos Borges Avelar, atendeu uma demanda antiga do Colegiado de Matemática.

De acordo com o professor dr. Wellington Hermann, a aquisição do equipamento também abre um leque de novas possibilidades de pesquisa envolvendo a utilização de tecnologias e materiais didáticos manipuláveis direcionados para o ensino de matemática.

Com a impressora 3D, os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unespar poderão propor pesquisas relacionadas à construção de materiais didáticos e ao seu uso em sala de aula.

A inclusão é outra vertente que ganha força com o uso da tecnologia de impressão 3D, pois ela possibilita a criação de materiais manipuláveis específicos para atender às necessidades de alunos com deficiência visual.

Um dos principais aspectos fortalecidos com a disponibilidade de uma impressora 3D é a possibilidade de firmar parcerias entre a Unespar e as escolas da Educação Básica. O equipamento permitirá que os docentes do Colegiado de Matemática da Unespar, no campus de Campo Mourão, possam oferecer cursos voltados para a utilização da impressora 3D em atividades pedagógicas. E também, possibilitar a disponibilização dos arquivos digitais dos materiais para que as escolas possam imprimir seus próprios materiais didáticos, criados e testados em projetos desenvolvidos pelos docentes do Colegiado de Matemática.

No evento de entrega com a presença de professores e estudantes do Curso aconteceram falas além de Hermann, Maybuk e Avelar já citados, também da professora Valdete Coqueiro e da coordenadora do Curso Talita Secorun dos Santos.