Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Letras promove recepção aos/às calouros/as do curso para o ano letivo de 2022

publicado: 17/05/2022 15h11 última modificação: 17/05/2022 15h13

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, por intermédio do Colegiado de Letras (Português/Inglês), promoveu a recepção aos/às estudantes do curso, na penúltima segunda-feira (9). De acordo com a Comissão Organizadora do evento, a noite foi pensada com o objetivo de acolher os estudantes, ingressantes e veteranos, de modo festivo, celebrando o retorno ao ensino presencial, com atividades culturais e, também, com uma gincana de integração entre os diferentes anos, organizada pelos/as acadêmicos/as veteranos/as.

O evento contou com a participação de todo o corpo docente, bem como do Diretor Geral do campus, Prof. Dr. João Marcos Borges Avelar, e da Vice-Diretora e Chefe da Divisão de Graduação (Dgrad), Prof. Me. Céres América Ribas. Além disso, participaram também os membros da Cooperativa do Livro de Campo Mourão – projeto de incentivo à leitura que objetiva facilitar o acesso aos livros por meio de empréstimo gratuito –, que realizaram uma exposição, no hall do Anfiteatro, dos livros disponíveis. Na ocasião, a Coordenadora do projeto, Prof. Me. Nair Sutil, também discorreu acerca do projeto e apresentou a equipe.

No momento do discurso, o Diretor Geral promoveu uma fala para dar as boas vindas a todos/as os/as calouros/as, e ainda frisou a importância da atuação do profissional de Letras no atual contexto social, tão permeado por fake news e discursos de ódio. Logo em seguida, o Coordenador do curso de Letras, Prof. Dr. Willian André, também deu as boas vindas a todos/as e, na esteira do Diretor Geral, fez a leitura de um trecho do ensaio “Alfabetização humanista”, de George Steiner para destacar a importância da formação e do papel do profissional de Letras para o desenvolvimento de uma sociedade, frisando aos/às estudantes que estes não devem permitir que um sentimento de inferioridade se instale em relação às outras profissões consagradas pelo status social, mas que se tenham orgulho em trilhar o caminho da docência.

Foram realizadas apresentações de variadas expressões artísticas, como: a projeção do videoclipe “Amarelo”, dos artistas brasileiros Emicida, Pablo Vittar e Majur, que reflete sobre a condição mental do ser humano nos tempos atuais; a apresentação acústica dos artistas Leonardo Zaramella e Rebeca Figueira, egressos do curso; a intervenção poética realizada pelo artista Prof. Cícero Pereira, egresso do curso de Geografia do campus; e um recital de poesias intitulado “Hilda-Piva-Eu: sem nítidos contornos”, realizado pelo Prof. Me. Sandro Adriano da Silva, docente adjunto do Colegiado.

Após a realização dessas atividades, um vídeo contendo as principais informações do curso, junto com alguns registros históricos, foi projetado. Na sequência, o Coordenador do Colegiado, Prof. Dr. Willian André, passou a apresentar, em slides, o corpo docente e as principais informações de cada um(a) que o compõe. Na hora da apresentação, cada docente se levantou e acenou, com o intuito de que os estudantes os/as conhecessem.

A programação também contou com a fala da acadêmica da terceira série do curso, Gislaini Bezerra, que, junto a uma equipe composta por outros/as estudantes veteranos/as, conduziu atividades de acolhida aos/às calouros/as, como a explanação de algumas dicas de organização das atividades acadêmicas, provas e trabalhos, além de uma gincana entre as turmas. Por fim, como marco de encerramento do evento, foi realizado um sorteio de livros disponibilizados pelos docentes do Colegiado.