Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cine-Educação exibe "A Alma do Gesto" na próxima quinta-feira (20)

Cine-Educação exibe "A Alma do Gesto" na próxima quinta-feira (20)

publicado: 17/10/2022 11h52 última modificação: 29/02/2024 14h56

Na próxima quinta-feira, dia 20 de outubro de 2022, às 19h30, no Miniauditório da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, o Cine-Educação exibirá o longa-metragem documentário intitulado "A Alma do Gesto" (Brasil, 2021), com mediação dos diretores, Prof. Dr. Eduardo Túlio Baggio e  Profa. Dra. Juslaine de Fátima Abreu Nogueira, ambos da Unespar, campus Curitiba II/FAP.

As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas, até às 21h, do dia 19 de outubro, por meio do link abaixo:

INSCRIÇÕES (CLIQUE AQUI)

Sinopse

O documentário é uma realização em parceria entre estudantes, egressos e docentes da Unespar, e origina-se da pesquisa acadêmica em artes feita na Universidade, por intermédio dos grupos de pesquisa Cinecriare, Kinedária e Laboratório de Investigações em Cinema e Audiovisual (LICA), que integram o Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-Cineav), vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). O documentário aborda o processo de criação do espetáculo Black Dog, cuja coreografia foi inspirada na vivência emocional da depressão, pela Téssera Companhia de Dança, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Todo o processo de produção foi realizado em cerca de 5 meses de filmagens, além das fases de edição e finalização. A obra recebeu o prêmio de melhor filme documentário de longa-metragem no festival Rameshwaram International Film Festival (RIFF), na Índia, tendo sido exibida em três países de três diferentes continentes. A ação inicial partiu de uma parceria interinstitucional entre a Unespar e a UFPR, ambas Instituições públicas dedicadas ao ensino, à pesquisa e  à extensão.

Créditos:

COM: Téssera Companhia de Dança da UFPR durante a montagem do espetáculo Black Dog

DIREÇÃO: Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira

ROTEIRO: Eduardo Baggio, Juslaine Abreu-Nogueira e Pedro Carregã