Ciclo de palestras “Linguística, Letras e Artes: diálogos (im)pertinentes” acontece nesta terça-feira (29)
Ensino
O Ciclo de palestras “Linguística, Letras e Artes: diálogos (im)pertinentes” é um evento realizado pelo curso de Letras Português-Inglês da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Prospecta-se como espaço de diálogo em torno de possíveis intersecções entre os estudos linguísticos, literários e as outras artes, a colocar em foco o diálogo interdisciplinar com o Cinema e a Música.
O primeiro momento do Ciclo aconteceu no dia 19 de outubro de 2022, e contou com a participação do Dr. Eduardo Baggio e da Dra. Juslaine de Fátima Abreu Nogueira, da Unespar, campus Curitiba II/FAP. A atividade incluiu a exibição do documentário A Alma do Gesto (Brasil, 2021), além de um momento de diálogo acerca dos processos de criação entre autores da obra, docentes e estudantes de todas as séries do curso.
Hoje, dia 29 de novembro, às 19h30, o Ciclo contará com a participação da Dra. Simone Cit, do bacharelado em Música Popular da Unespar, campus de Curitiba II, que discorrerá acerca da relação entre Música e Literatura. O evento será presencial e ocorrerá no Anfiteatro do campus de Campo Mourão.
A menina de bicicleta (CLIQUE AQUI)
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link:
_________________________________________________________________________________________________________________________
Simone do Rocio Cit
Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Paraná (2005) e graduada em Educação Artística com habilitação em Música pela UFPR (1991). Professora adjunta na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus II/FAP. Diretora Artística e Regente da Orquestra Latino-Americana da Unespar de 2014 a 2020. Com experiência na área de Educação Musical pela Música Popular Brasileira. Principais interesses de pesquisa: gêneros da canção latino-americana; relação entre música, literatura e estudos da linguagem na perspectiva dialógica do Círculo de Bakhtin. Pós-doutorado em curso na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), tendo como projeto de pesquisa um estudo literário sobre fundamentos estéticos de orquestras universitárias latino-americanas, sob supervisão da Prof. Doutora Martha Tupinambá de Ulhôa.
_________________________________________________________________________________________________________________________
Eduardo Baggio e Juslaine de Fátima Abreu Nogueira
Professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, ambos da Unespar (Universidade Estadual do Paraná). É doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese Da teoria à experiência de realização do documentário fílmico. Integrante dos grupos de pesquisa Cinecriare Cinema: Criação e Reflexão (Unespar/CNPq) e ?Eikos: imagem e experiência estética (Unespar/CNPq). Integra também o ST Teoria de Cineastas da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) desde 2016 e o GT Teoria dos Cineastas da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento de Portugal) desde 2015. Atualmente desenvolve pesquisa intitulada Cineastas do conceito de autoria aos processos de criação artística no Cinema e, paralelamente, estuda o cinema dos primeiros tempos no Paraná. Tem textos resultados de suas pesquisas publicados em revistas como Aniki, Cine Documental, Cognítio, Doc On-line, InTexto, Revista Livre de Cinema, Vazantes, entre outras. É um dos organizadores dos livros Teoria dos cineastas, Vol.1 - Ver, ouvir e ler os cineastas, Teoria dos cineastas, Vol.2 - Propostas para a teoria do cinema e "Teoria dos cineastas, Vol. 3 - Revisitar a Teoria do Cinema". Atua ainda como cineasta documentarista, entre seus filmes destacam-se A Alma do Gesto (2020), João & Maria (2016), Santa Teresa (2014) e Traço Concreto (2013).
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2015), mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2004), especialista em Literatura e Ensino (2001) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste e graduada em Letras (1999) também pela Unioeste. Suas atividades estão voltadas para a área dos Estudos do Discurso e da Educação, perseguindo os seguintes temas: Experiência Estética, Formação do Éthos e Artes da Existência, bem como Corpo, Poder e Produção de Subjetividades, especialmente em conexões com os estudos foucaultianos e os estudos feministas pós-estruturalistas. Atualmente é professora adjunta do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/FAP (Faculdade de Artes do Paraná), onde também coordena o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e integra o Núcleo de Educação para as Relações de Gênero (NERG). É pesquisadora e vice-líder do GILDA - Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação (UFPR/CNPq).