Campus Campo Mourão recebe coordenadora da área de Ensino da CAPES para consultoria de proposta de doutorado
geral, ensino
Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, recebeu a professora e pesquisadora Dra. Ivanise Rizzatti, coordenadora da área de Ensino da CAPES/MEC. A visita teve como objetivo a realização de consultoria para a proposta de implantação do Doutorado em Educação Matemática na instituição.
Durante os três dias, foram promovidas reuniões com a coordenação, o corpo docente e a equipe da secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM). Na ocasião, a professora Ivanise apresentou orientações fundamentais para a estruturação da proposição e esclareceu dúvidas relacionadas à elaboração da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN).
A coordenadora da área de Ensino da CAPES destacou a relevância da criação de um curso de Doutorado em Educação Matemática para a formação de pesquisadores que atuam no ensino desse campo do conhecimento, especialmente nos estados do Paraná e de Santa Catarina, fortalecendo a produção científica e a qualificação docente na região.
Com a recente obtenção do conceito 4 na avaliação quadrienal da CAPES (referente ao período de 2021 a 2024), em 2026, o PRPGEM passou a estar habilitado para submeter a APCN de doutorado. Implantado em 2019, o programa alcança, assim, um novo estágio de consolidação acadêmica.
“Estamos comemorando o conceito 4 na última avaliação quadrienal da CAPES e atentos a todos os critérios necessários para a constituição de uma proposta sólida e consistente de doutorado”, afirmou a coordenadora do PRPGEM, professora Dra. Veridiana Rezende.
A partir desse reconhecimento, o plano prevê que o curso de doutorado mantenha o mesmo modelo do mestrado já ofertado pela Unespar. Para isso, o planejamento da nova pós-graduação stricto sensu contempla o formato interunidades, com aulas presenciais e em tempo real, a princípio, nos campi de Campo Mourão e União da Vitória, por meio das salas de videoconferência. Essa configuração visa garantir a integração entre docentes e discentes do PRPGEM e ampliar o alcance acadêmico do programa, com foco principal no interior do Paraná e Santa Catarina.
A professora Veridiana destacou, ainda, que o Mestrado em Educação Matemática da Unespar é o único do estado do Paraná na área e reúne um corpo docente comprometido com a consolidação do doutorado. Atualmente, integram o programa professores(as) dos campi da Unespar de Apucarana, Paranavaí, Campo Mourão e União da Vitória, além de docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
Para a Diretora-Geral do Campus de Campo Mourão, professora Me. Céres América Magalhães Ribas, a visita institucional representa um marco importante para a universidade. “Receber a professora Dra. Ivanise Rizzatti em nosso campus, representando a área de Ensino da CAPES/MEC, reforça o compromisso da Unespar com a excelência na pós-graduação. A proposta do Doutorado em Educação Matemática demonstra a consolidação acadêmica do PRPGEM e nosso empenho em ampliar oportunidades de formação qualificada para a região”, salientou a diretora.
Conforme informou a professora Veridiana, a previsão é que a APCN de Doutorado em Educação Matemática da Unespar seja apresentada à CAPES no segundo semestre de 2026.
