Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmara de Campo Mourão aprova Projeto de Lei de autoria de estudantes do PPGSeD

Câmara de Campo Mourão aprova Projeto de Lei de autoria de estudantes do PPGSeD

por publicado: 14/09/2023 09h40 última modificação: 29/02/2024 10h31

Na última terça-feira (12) foi aprovada em sessão ordinária na Câmara de Campo Mourão, o Projeto de Lei de autoria do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres e do poder Executivo, que institui o Dia de Enfrentamento e Conscientização contra Importunação Sexual no município.

PROJETO DE LEI CLIQUE AQUI

O projeto é fruto de uma atividade realizada na disciplina de Educação em Direitos Humanos, Gênero, Sexualidades e Mídias, do Programa de Pós-graduação Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e foi desenvolvido pelas estudantes Andressa Peterlini, Titina Espíndola, Izabel Raczenki Varea, Luciana Josélia Micolajunas e Jessica Bianca de Souza. A disciplina foi ministrada pelas professoras Fabiane Freire França (Unespar) e Filomena Teixeira, do Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal.

Como parte da atividade desenvolvida em sala de aula, as autoras criaram um site para falar sobre importunação sexual, com conteúdos explicativos para a comunidade.

SITE CLIQUE AQUI

Para a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, essa conquista revela a atitude valorosa do município de Campo Mourão em constituir mecanismos para a conscientização acerca dos direitos das mulheres e a dignidade das pessoas. A reitora destaca ainda a presença ativa da Unespar nesse processo, por meio do PPGSeD, que foi capaz de “sensibilizar estudantes e autoridades municipais para as atitudes políticas necessárias em favor dos direitos das cidadãs, além do constante trabalho educativo realizado pelo Núcleo de Educação para Relações de Gênero (Nerg), constituído no campus de Campo Mourão e nos demais campi da Unespar.

Estiveram presentes durante a sessão ordinária o diretor e a vice-diretora do campus de Campo Mourão da Unespar, João Marcos Avelar e Ceres América Ribas, além de diversos/as estudantes.