Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CADI retorna às atividades presenciais e ganha projeto em parceria com docentes e estudantes do colegiado de Pedagogia da Unespar

publicado: 27/06/2022 08h52 última modificação: 27/06/2022 08h59

Há sete anos, o projeto de extensão “Empreendedorismo social: a gestão do Centro de Apoio de Desenvolvimento dos Idosos (CADI)”, fruto do trabalho de iniciação científica coordenado pela Profa. Dra. Yeda Maria Pereira Pavão, do Colegiado de Administração, foi criado na Unespar, campus de Campo Mourão. Inicialmente, o foco principal era desenvolver empreendedorismo com pessoas idosas; entretanto, ao longo do tempo outras atividades sociais também foram incluídas.

Desde então, o projeto vem atendendo aproximadamente vinte (20) mulheres, com idades que variam entre 60 e 90 anos. Nos cinco anos após a criação, o projeto ativamente desenvolvia as atividades presenciais, entretanto, devido à pandemia de Covid-19, desde março de 2020, houve um impacto significativo nas atividades do grupo; atualmente o contato acontece exclusivamente por meio de grupo formado em um aplicativo de mensagens. Contudo, após a crescente mudança no cenário nacional, nos dois últimos anos, percebeu-se a importância de retomada às atividades presenciais.

Criação do Programa “UNESPAR 60+”

Em setembro de 2021, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) criou o Programa “UNESPAR 60+”, com ações voltadas para pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos e residentes nos municípios da área de abrangência dos campi da UNESPAR. O programa foi criado com o propósito de ampliar o espaço para debate e desenvolvimento de pesquisas na área do envelhecimento humano, integrando, aplicando e desenvolvendo novas tecnologias e conhecimentos por meio de práticas que aproximem idosos à vida acadêmica, realizando dinâmicas voltadas à valorização humana, social, trabalho, saúde e cultural.

Resolução Nº 028/2021 – CEPE/UNESPAR (CLIQUE AQUI)

Criação de um novo projeto em parceria com o CADI

O projeto de extensão intitulado “Educação, planejamento e Arte: interseções necessárias na formação de estudantes de Pedagogia e das idosas do Centro de Apoio de Desenvolvimento dos Idosos (CADI) no âmbito da extensão universitária”, desenvolvido pelas docentes do curso de Pedagogia – diurno e noturno – da Unespar, campus de Campo Mourão, Profa. Dra. Divania Luiza Rodrigues, Profa. Dra. Lucimar da Luz Leite e Profa. Dra. Wanessa Gorri de Oliveira foi criado como parte integrante das atividades de extensão previstas nas disciplinas de “Planejamento e Avaliação” e de “Fundamentos Teórico-Metodológicos no Ensino da Arte, Cultura Corporal e Movimento”, que integram a grade curricular do 4º ano do curso. O trabalho tem como finalidade propor ações com mulheres idosas pertencentes ao CADI.

Para que esse movimento de transição ocorra da melhor maneira possível, uma solenidade será promovida no dia 28 de junho de 2022 (terça-feira), às 8h30min, no Anfiteatro da Unespar, campus de Campo Mourão, para o acolhimento dessas mulheres idosas.