Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CAD delibera sobre a ampliação de 100% do quantitativo de bolsas Permanência e Monitoria concedidas pela Unespar e ampliação de 50% da cota institucional de bolsas de IC

publicado: 17/03/2022 14h07 última modificação: 17/03/2022 14h30

Nesta quarta, 16 de março, ocorreu a 2ª Sessão do Conselho de Administração e Finanças (CAD) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e, dentre os assuntos da pauta, discutiu-se as demandas especiais de ampliação de bolsas de permanência e monitoria e deliberação sobre o reajuste de 25% nos valores das bolsas concedidas pela Unespar em seus diversos programas.

Para a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, o CAD teve um papel fundamental no aumento expressivo em 100% do atual quantitativo de bolsas. Em 2022, conforme previsto no Programa Especial de oferta de bolsas, houve um aumento do número de bolsas de permanência de 35 para 70, bem como do número de meses, que passou de 5 para 8.  A bolsa monitoria, por sua vez, passou de 37 para 74. “Também atualizamos o valor com o reajuste em 25% no valor de todas as bolsas, assim como houve um acréscimo de 50% da Cota Institucional de Bolsas Pibic e Pibit, que passou de 20 para 30”, conclui a reitora.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Marlete dos Anjos Schaffrath, “isso representa a ampliação das oportunidades de aprendizado, de interação de estudantes entre si, com os professores e, sobretudo, com o projeto formativo dos cursos. Estamos muito felizes”, conclui a pró-reitora.  A pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), Andréa Sério Bertoldi, salienta que “o acréscimo de 100% do número de bolsas permanência, de 25% do valor das mesmas e, ainda, o aumento de sua duração em meses, representa o comprometimento institucional com o atendimento da demanda estudantil pela democratização não apenas do acesso, mas também das condições de permanência na Instituição. Este aumento expressivo é uma importante conquista, especialmente neste momento do país, em que a crise socioeconômica e sanitária atinge, de modo ainda mais contundente, as famílias com maiores dificuldades financeiras. É um passo importantíssimo para a consolidação de uma universidade, de fato, pública”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), Carlos Molena Fernandes, evidencia que “a ampliação no valor e no número de bolsas de Iniciação Científica (IC) concedidas pela Unespar é reflexo de uma Política de Pesquisa que vem se consolidando em nossa instituição e demonstra a seriedade e o compromisso desta gestão com o aprimoramento e fortalecimento da Iniciação Científica. Além de fortalecer nosso programa de Iniciação Cientifica, esta ação contribui para ampliar a cota de bolsas de IC junto ao CNPq, pois a contrapartida institucional é ponderada pelas agências de fomento. O estímulo à elaboração de projetos de Iniciação Científica por estudantes e docentes na Unespar é um trabalho contínuo coordenado pela PRPPG, por meio da diretoria de pesquisa, em parceria com os comitês assessores e Divisões de pesquisa dos campi. Mesmo em meio à crise econômica decorrente da pandemia, a reitoria da Unespar manteve a contrapartida institucional de bolsas de Iniciação Científica nos anos de 2020 e 2021 e agora está ampliando em 50% esta cota”, conclui o pró-reitor.

Após a reunião do CAD, a reitora realizou uma reunião administrativa com as sete direções de campus: Daniel Matheus Gomes (Apucarana), João Marcos Borges Avelar (Campo Mourão), Marco Aurélio Koentopp (Curitiba I), Noemi Nascimento Ansay (Curitiba II), Luís Fernando Roveda (diretor em exercício - Paranaguá), Maria Antônia Ramos Costa (Paranavaí) e Alcemar Martello (União da Vitória), e com os pró-reitores de Administração e Finanças e Planejamento, Celso Grigoli e Sydnei Kempa, respectivamente.