Aula Magna do curso de Pedagogia recebe os calouros em um dia de celebração.
geral
Segunda-feira (13), o curso de Pedagogia da Unespar campus de Campo Mourão, marcou o início às suas atividades letivas com a tradicional Aula Magna, realizada no Anfiteatro da instituição, durante o período da manhã e noite. O tema central das discussões foram a respeito da plataformização do trabalho docente na rede estadual de ensino, com o objetivo de promover a socialização dos(as) estudantes e docentes e sustentar diálogos acerca da temática que está ligada às demandas emergentes no campo educacional brasileiro.
O evento foi organizado pela coordenadora do curso de Pedagogia, professora Dra. Wanessa Gorri de Oliveira e contou com a participação de diversos convidados ilustres, entre eles o Diretor do campus professor Dr. João Marcos Borges Avelar (à noite), Vice-Diretora professora Me. Ceres América Ribas (pela manhã), o diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação - CCHE Professor João Henrique Lorin, a Diretora de Direitos Humanos da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos, professora Dra. Juslaine de Fatima Abreu Nogueira, docente do curso de Cinema e Mestrado da Unespar campus de Curitiba, e o professor Dr. Eduardo Tulio Baggio, também docente no curso de cinema na Unespar campus de Curitiba.
A coordenadora do curso, professora Dra. Wanessa Gorri de Oliveira, deu as boas-vindas aos alunos e destacou a importância da formação em Pedagogia para os novos alunos. “A Aula Magna deste ano letivo é relevante na mobilização de discussões afetas à plataformização do ensino e, na mesma medida, importante para reflexões profícuas do/no campo da Pedagogia como ciência da educação que estabelece relações com diversas ciências que contribuem para as interpretações da educação." afirmou. Junto a isso "O cinema é um campo repleto de possibilidades de diálogos com a educação e como Arte inspira olhares, reflexões, atos de criação, indagações e inúmeras interpretações.” concluiu.
Um dos pontos altos da Aula Magna foi a palestra da professora Dra. Juslaine de Fatima Abreu Nogueira e o professor Dr. Eduardo Tulio Baggio, que abordaram o processo de realização do documentário “Professoras: o imperativo da plataformização no pós-pandemia e as consequências do ensinar-aprender em modo tela” dirigido por eles. A docente, que também é Diretora de Direitos Humanos da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos, ressaltou a importância da formação de professores conscientes da necessidade de promover a inclusão e a diversidade nas escolas e os impactos que a plataformização resultou no ensino.
A Vice-Diretora professora Me. Ceres América Ribas, que também é professora do curso, em sua fala destacou que nos dias de hoje a formação de professores é sempre um tema que necessita estar em pauta. “Os tempos históricos são diferentes e estamos, a todo momento, construindo novas perspectivas. A questão da qualidade no processo de formação de docentes deve ser sempre o foco principal. Em tempos em que a Inovação e a Tecnologia tomam conta do cenário educacional, é imperativo pensarmos uma formação continuada com compromisso, onde a pesquisa, o ensino e a extensão devem ser condição cine qua non, nesse processo.” afirma.
O diretor do campus professor Dr. João Marcos Borges Avelar, também ressaltou a importância do curso na formação de novos profissionais da educação, “Nosso objetivo é formar docentes qualificados e empáticos que atuem nos diversos níveis de ensino, levando sempre consigo a consciência de que, terão compromisso com a formação integral do ser humano, desenvolvendo habilidades e valores que os capacitarão para enfrentar os desafios do mundo atual.” concluiu.
O Unespar campus de Campo Mourão, dá as boas-vindas aos alunos e deseja a todos uma trajetória de muito sucesso nessa nova fase da vida de cada um