Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula Magna do curso de Letras proporciona aos alunos e comunidade acadêmica noite emocionante.

geral

publicado: 22/05/2024 10h56 última modificação: 22/05/2024 10h56

Na última quinta-feira (16), foi celebrada a aula magna do curso de Letras do campus de Campo Mourão, organizada pelo professor Dr. Pedro Augusto Brito e o coordenador do curso professor Dr. Wiliam André. O evento aconteceu no anfiteatro do campus e teve início às 19h30.  Com o objetivo de integrar os novos estudantes, fazendo-os sentir em casa, ambientando o palco do anfiteatro como a "sala de uma casa", muito aconchegante.

Ministrado pelo professor Dr. Pedro Augusto Brito e a professora Me. Taynara Cristina De Souza Silva, o evento contou com a participação ilustre do Diretor do campus professor Dr. João Marcos Borges Avelar e do Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação - CCHE Professor João Henrique Lorin.

Desde a recepção até a ambientação do anfiteatro, a participação dos alunos que se envolveram na produção do evento foi essencial, buscando textos literários para compor o painel que formava o nome do curso no Hall de entrada, na composição de uma timeline com fotos de atividades do curso desde sua inauguração, além do painel de recados, onde os veteranos deixaram mensagens motivacionais e de boas-vindas aos calouros.

A celebração contou com diversas apresentações artístico-culturais, apresentadas pelos alunos e professores de todos os anos do curso e com o sorteio de livros de linguística e literatura aos participantes.

O ponto alto da noite foi a recepção dos egressos, professor Cássio Henrique Ceniz e professora Patricia Lópes Romero, que participaram de um bate-papo onde compartilharam sua experiencia como profissionais formados pelo curso de Letras da Unespar. fala dos professores, incluiu questões sobre suas experiências no curso e possibilidade de atuação profissional, mostrando aos neoingressantes e aos que estão para se formar que o curso de Letras pode ir muito além da docência.

É importante ressaltar que a atividade promovida, além de recepcionar os novos alunos, marca o início das comemorações dos 50 anos do curso de Letras no campus de Campo Mourão.

Em discurso, a professora e organizadora do “Varal de poesias XX, profa. Dra. Adriana Beloti, aproveitou o momento para dar boas-vindas aos novos discentes e fazer o anúncio da abertura oficial das inscrições para Varal de Poesias, evento tradicional no curso de Letras que será retomado este ano em comemoração aos 50 anos do curso. As inscrições para o Varal de poesias de 2024 deverão ser feitas on-line, pelo link https://forms.gle/cfwzk8Ra3TrsFAfk8, no período de 2 de maio a 2 de julho de 2024. saiba mais.

O professor Dr. Pedro Augusto Brito, organizador do evento, que também já foi aluno da Unespar, afirmou "O curso de Letras de Campo Mourão é a casa de formação de muitos. Foi a minha e pude retornar à casa como docente, agora. Temos muita luta a travar ainda pela formação dos estudantes e pela transformação social que o estudo da língua objetiva."

O Diretor do campus professor Dr. João Marcos Borges Avelar, destacou a importância do curso na formação do senso reflexivo e crítico do discente, como pessoa que estará consciente de seus deveres e direitos, pois em sua formação aprende como se expressar bem tanto oralmente quanto por escrito. Sabemos que a leitura e a escrita são duas atividades essenciais em nossa vida, e nesse período de tanta propagação de fake news, é muito importante o papel do profissional de Letras.” e acrescentou, Dessa forma, a direção do campus se coloca à disposição para dar suporte e apoiar eventos como esse, que propagam a cultura e a informação para a comunidade em geral, não só a acadêmica”. Afirmou.

O Unespar campus de Campo Mourão, parabeniza todos os envolvidos pelo trabalho realizado e dá as boas-vindas aos alunos, desejando a todos uma trajetória de muito sucesso nessa nova fase da vida de cada um.