Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula Inaugural do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE)

Aula Inaugural do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE)

por publicado: 19/04/2023 08h41 última modificação: 29/02/2024 14h45

No último dia 17 de abril de 2023, no Teatro Municipal de Campo Mourão aconteceu a Aula Inaugural do Centro de Ciências Humanas e da Educação – CCHE, como o título: “NOVO ENSINO MÉDIO: REVOGA OU REFORMA?” ministrada pelo Professora Doutora Edinéia Fátima Navarro Chilante, do colegiado de Pedagogia da Unespar campus de Paranavaí.

O chamado Novo Ensino Médio (NEM) foi instituído em 2017 pela lei federal 13.415/2017, mesmo com a ocorrência de vários protestos de educadores e alunos, que teve como marco principal as ocupações de escolas estaduais por parte dos estudantes secundaristas em vários estados brasileiros.

Em abril deste ano, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu os prazos do cronograma do NEM que se referem ao ENEM e aguardará a conclusão da consulta pública sobre o Ensino Médio.

Segundo o Professor Doutor João Henrique Lorin, diretor do CCHE, o evento teve como intuito possibilitar a integração dos alunos e professores de todos os cursos de Graduação e Pós-graduação do CCHE campus de Campo Mourão e também alunos e professores da rede básica de educação. E ainda acrescenta:

“Pensando também no oportuno momento de discussão nacional que o tema da palestra aborda, esta aula inaugural veio para contribuir para este momento de debate nacional e para a compreensão por parte de alunos e professores, de como esta reforma afeta de maneira direta os currículos do Ensino Médio e de maneira indireta os currículos dos cursos de formação de professores, se tornando um tema de extrema relevância para nossa vida acadêmica”.

O evento contou com mais de 370 participantes, sendo eles Estudantes do Ensino Médio; Estudantes de graduação; Professores da Educação Básica; Professores do Ensino Superior; Estudantes de Mestrado; Estudantes de Doutorado; Matriculados em Disciplinas Isoladas; Professores da Educação profissional; oriundos de 36 cidades do Paraná.

Para o Diretor Geral do Campus de Campo Mourão, Prof. Dr. João Marcos Borges Avelar,  o evento contribuiu para o debate sobre o futuro da educação no Brasil e o fortalecimento de politicas públicas capazes de reduzir a desigualdade social que existe em nosso pais.