Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ambientes de inovação da Unespar ganham credenciamento

Ambientes de inovação da Unespar ganham credenciamento

Pesquisa

por publicado: 28/11/2023 14h37 última modificação: 29/02/2024 10h14

A Unespar recebeu o credenciamento de nove ambientes promotores de inovação, durante o 5º Encontro de Parques Tecnológicos, realizado na última terça-feira (21), em Guarapuava. Segundo a Lei Estadual de Inovação do Paraná (20.541/2021), os ambientes de inovação são espaços públicos e privados que favorecem ações de empreendedorismo, inovação e pesquisa científica e tecnológica.

Ao todo, 188 ambientes promotores de inovação foram credenciados pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec). Os ambientes credenciados estão em 42 cidades paranaenses, sendo a maioria em Curitiba (29), Londrina (20), Maringá (16) e Guarapuava (11).

No credenciamento do Separtec, os ecossistemas são qualificados em 10 categorias: aceleradoras; agências de inovação; centros de inovação; espaços makerhubs de Inovação; incubadoras; pré-incubadoras; e parques tecnológicos em operação, em implantação e em planejamento.

Os ambientes da Unespar foram credenciados nas categorias Agência de Inovação Tecnológica (Agitec)/Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Incubadoras, Pré-Incubadora e Espaço Maker.

A Unespar Campus de Campo Mourão recebeu o credenciamento como Agência de Inovação Tecnológica (Agitec), e na categoria Pré-Incubadora, com o Hotel Tecnológico.  

Confira abaixo os nove ambientes promotores de inovação da Unespar que foram credenciados:

Categoria Agitec/NITs:

  • Agitec escritório local de Apucarana;
  • Agitec escritório local de Campo Mourão
  • Agitec escritório local de Curitiba
  • Agitec escritório local de Paranaguá
  • Agitec escritório local de Paranavaí
  • Agitec escritório local de União da Vitória
  • Categoria Espaço Maker: Laboratório de Prototipagem de Paranaguá
  • Categoria Pré-Incubadora: Hotel Tecnológico de Campo Mourão
  • Categoria Incubadora: Incubadora Social de Paranaguá

Representando o Campus de Campo Mourão, estiveram presentes no evento o professor Mr. Sérgio Luiz Maybuk, Chefe da Divisão de Extensão e Cultura, o professor Dr. Adalberto Dias de Souza e o economista pós-graduando Juliano Dias.

Também estiveram presentes na ocasião, a Vice-Diretora do campus, professora Me. Ceres Ribas e o professor Dr. Sebastião Cavalcanti Neto, responsável pelo NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica, Ageuni de Paranaguá.