Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do campus de Curitiba I/Embap vence Concurso para Escolha do Hino Oficial da Unespar

Aluno do campus de Curitiba I/Embap vence Concurso para Escolha do Hino Oficial da Unespar

Geral

por publicado: 22/11/2023 09h33 última modificação: 29/02/2024 10h15

músico, compositor, produtor musical e aluno de Composição e Regência do campus de Curitiba I/EmbapEliabe Ventura Ribas, de 38 anos, venceu o certame que selecionou o hino oficial da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Pela conquista, o autor da composição escolhida embolsará o prêmio de R$ 3 mil oferecido pela instituição ao vencedor.  

O concurso, coordenado pela Diretoria de Comunicação Institucional e pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unespar, faz parte das ações em comemoração aos dez anos de credenciamento da instituição pelo Ministério da Educação (MEC). Em setembro, e com o mesmo intuitoa Universidade já havia selecionado, em outro certame, a sua bandeira oficial. 

Diante do feitoVentura, músico desde os 18 e atualmente no 2º ano do curso, afirmou ainda não estar "acreditando direito" na conquista e que "não parece verdade" a vitória na disputa pela distinção de ter a obra escolhida como hino da instituição"Eu fico muito feliz. Meu nome vai estar gravado na história da Unespar", comemora. 

Para elaborar o hino vencedor, o músico tomou por estratégia a imersão no estilo, sendo fiel a ele o máximo possível. "Precisava fazer algo marcial, com cara de hino de país. E o principal: que a melodia fosse simples, gostosa de cantar e fácil de aprender, além de dentro de um tom que fosse confortável para todas as vozes  baixos, tenores, contraltos e sopranos", explica. 

Entre a concepção e a conclusão do agora hino oficial da UnesparVentura afirmou ter levado cerca de quatro dias. No entanto, o caminho para o triunfo do músico não foi isento de obstáculos. O principal, segundo ele, foi a adequação do hino a uma diretriz específica do edital do concurso. "A dificuldade foi encaixar as palavras na métrica musical", relembra. 

A obra, segundo o estudanteresultou de uma inspiração eclética, transitando do popular ao erudito, passando pelo gospel. "Gosto de tudo, mas prefiro Beethoven, Mozart e Tchaikovski. Na música vocal, gosto muito de Lineu Soares, um compositor cristão e de Kirk Franklin, que compõe para coral. Também aprecio Tom Jobim, trilhas sonoras e Hans Zimmer", lista.  

Ventura também não poupou elogios à Unesparda qual disse ter orgulho de fazer parte. De acordo com o vencedor do certame, o curso atual de Composição e Regência está melhor do que o de 2003, que conheceu em sua primeira passagem pela, até então, Embap. À época, o curso tinha duração de seis anos e era voltado para a música erudita. Hoje, dois anos mais curto, também contempla o mercado, sem, contudo, descurar da tradição clássica.  

Essa dinâmica mais versátil do curso foi primordial, de acordo com Ventura, para a produção do hino vencedor: "influenciou positivamente na composição e a pensar no arranjo". O músico também não poupou elogios a docentes e acampus: "O corpo docente e a direção estão sempre preocupados em melhorar a cada vez mais as instalações, com projetos constantes de aumento das salas onde a gente estuda", elogia. 

Essa relação afetiva com a Unespar foi, junto ao prêmio de R$ 3 mil, o que motivou Ventura a compor e a interpretar o hino oficial da instituiçãochance  de ter o nome impresso na história da Universidade bem como o reconhecimento como compositor pesaram para que o músico levasse a cabo a tarefa de elaboração da obra. 

Sobre o prêmio, Ventura pretende usar parte do dinheiro para levar para jantar a família e amigos que opinaram sobre o hino, além de investir outra parte na compra de móveis e na mudança que pretende fazer em breve 

Natural de São Bernardo do Campo, São Paulo, o aluno do campus de Curitiba I/ Embapque se considera "paranaense de coração", mudou-se para Curitiba ainda criança  11 anos – e começou a estudar piano "para valer" aos 15, tornando-se músico três anos depoisFoi nessa época, em 2003, que Ventura passou no vestibular da instituição, mas, "por imaturidade", como ele mesmo admite, não terminou o curso de Composição e Regência 

Quase 20 anos depois – em 2021 – e já experiente, trabalhando desde 2012 com música, o estudante decidiu retornar à Unespar para concluir o cursoTendo o piano como especialidade, o músico busca, com a formação acadêmica, expandir sua atuação a horizontes mais amplos: "sonho em reger uma orquestra profissional, uma sinfônica do Paraná, fazer arranjos para artistas conhecidos e ter uma música conhecida mundialmente". 

O trabalho de Ventura pode ser apreciado nos três canais que o músico disponibiliza no YouTubeO primeiro, que recebe o nome do próprio aluno – Eliabe Ventura – concentra a obra geral do músico, incluindo o hino da Unespar. Já os outros dois são segmentados e voltados para áreas específicas de atuação do aluno da Embap: o Coral Jovem de Curitiba e a Orquestra Adventista do Boqueirão