Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ageuni tem propostas aprovadas e recebe financiamento para Pesquisa e Desenvolvimento

por publicado: 01/12/2023 09h44 última modificação: 29/02/2024 10h14

A Agência de Inovação Tecnológica (Agitec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é o órgão executivo de duas unidades da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), criada em 2022 pelo Governo do Paraná, tendo como principal objetivo a execução dos mecanismos de integração entre universidade, empresa, governo e sociedade.

Instaladas em Campo Mourão – com área de abrangência a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e Associação dos Municípios do Vale do Ivai (Amuvi) – e, Paranaguá – com área de abrangência a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) e Associação dos Municípios do Litoral Paranaense (Amlipa).

O Edital 001/2023 foi disponibilizado para microempresas e microempreendedor individual; pequenas e médias empresas; grandes empresas; e municípios, cooperativas e outras formas de organização, com fomento de aproximadamente R$ 29 milhões para investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Das 67 propostas aprovadas, 11 foram apresentadas pela Ageuni da Unespar, com um fomento superior a R$ 5 milhões. O objetivo, de acordo com os dirigentes, é fomentar ações inovadoras e empreendedoras na área de atuação da Unespar, promovendo a geração de emprego e renda, por meio de apoio financeiro a assessoria técnica aos projetos contemplados.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos financeiros não reembolsáveis do Fundo Paraná, ou seja, os contemplados estão gerar produtos, serviços e empregos utilizando os recursos e não precisarão devolver os valores recebidos ao Estado do Paraná, desde que os objetivos dos projetos sejam cumpridos.

Foram aprovadas as seguintes propostas submetidas pela Ageuni da Unespar:

TÍTULO DO PROJETO

CATEGORIA

ÁREA PRIORITÁRIA

VALOR DO PROJETO

1

Nãnde reko: Saúde e Diversidade na Construção de Saberes

Guaraqueçaba

2

Mapeamento de Trilhas do Litoral do Paraná

Litoral Estado do PR

Sociedade, Educação e Economia

3

Teleterapia como ferramenta de saúde mental, inclusão social e qualidade de vida

Campo Mourão e municípios da COMCAM

4

Vocações Regionais Sustentáveis: desenvolvendo tecnologia para dinamizar a cadeia produtiva da erva-mate paranaense

Estado do PR

5

Validação de bio-insumo proveniente de uma pequena estação de compostagem

Curitiba, Pinhais e Londrina

6

Desenvolvimento de protótipo para aproveitamento de energia geotérmica para climatização no sul no Brasil

Ponta Grossa, Curitiba e Paranaguá

7

Análise da produção de cama de frango utilizando lodo de estação de tratamento de água e seu posterior uso como fertilizante orgânico no solo

Pequena e média empresa

Curitiba, Paranaguá e Maringá

8

Pesquisa e desenvolvimento de uma plataforma inteligente de planejamento de plantio e previsão de demandas de fornecimento de uma cooperativa de agricultura familiar

Pequena e média empresa

Estado do PR

9

IOHCARE - Conectando Vidas

Campo Mourão e municípios da COMCAM

10

Associação de Moradores Pequenos Produtores do Açungui

Guaraqueçaba

11

Requalificação de painéis fotovoltaicos para aplicação em comunidades de baixa renda, agricultura familiar e pequenas empresas, entre outros

Empresa de Pequeno Porte

Curitiba

R$ 5.048.088,50

Os projetos serão executados pelas equipes constituídas pelas empresas/instituições proponentes, com a assessoria de docentes e bolsistas da Unespar e de outras Universidades parceiras. Os trabalhos e recursos serão gerenciados pela Unespar visando ao total cumprimento dos Planos de Trabalhos aprovados.

Na primeira fase foram submetidas para a Ageuni da Unespar 66 propostas (18 de Campo Mourão e 48 de Paranaguá), sendo 44 aprovadas (12 de Campo Mourão e 32 de Paranaguá) e 38 submetidas para a segunda fase, avaliada pela Governança Estadual da Ageuni, sendo que 11 foram aprovadas (03 de Campo Mourão e 08 de Paranaguá).

Para o Diretor Geral do campus de Campo Mourão, Professor Doutor João Marcos Borges Avelar, a realização desses projetos representa um grande avanço dos trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unespar. Assim, a Unespar cumpre mais uma vez o seu papel de contribuir para o desenvolvimento regional e local, fornecendo às empresas e instituições, auxilio técnico por meio do trabalho de profissionais altamente qualificados (Doutores e Mestres) e oportunizando a essas empresas e instituições o acesso a recursos financeiros disponibilizados pelo Estado do Paraná para a pesquisa e desenvolvimento.

De acordo com o professor Sebastião Cavalcanti Neto, Secretário Executivo da Ageuni, "Com o fomento para a Pesquisa e Inovação, as ações da Universidade se aproximam ainda mais das organizações públicas e privadas, cumprindo nossa função social". O professor também destaca que este edital complementa as ações da Ageuni na Unespar, que já tem em funcionamento os projetos Empreende Mais e Projetek.